quinta-feira, 2 de abril de 2015

PROCISSÃO DE ENCONTRO

É o quarto dia da Semana Santa. Em algumas igrejas celebra-se neste dia a piedosa procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores, a qual aconteceu em nossa cidade neste primeiro dia de abril, formada por homens e mulheres que creem no evangelho e querem ter uma semana melhor.

As mulheres se encontraram em frente a casa de Zuleide e os homens em frente ao cemitério São Joaquim, os quais seguiram rezando e cantando até a igreja matriz para encerrar a noite com a celebração da Santa missa.

Missa:

“Usar da liberdade para promover o bem entre as pessoas é a melhor forma de estar em sintonia constante com o projeto de Deus, que não tolera a traição.”
  • I Leitura (Isaías 50,4-9) feita por Luciene
  • Salmo responsorial 68(69) feito por Meire
  • Evangelho (Mateus 26,14-25)
Trechos da Homilia:

Estamos para dar inicio ao tríduo pascal, estamos à véspera de começarmos a reflexão da paixão do Senhor, da sua crucificação e da sua ressurreição.

Este é o tempo oportuno de experimentarmos a misericórdia do Senhor em nossa vida, sobre os nossos pecados.

No evangelho de hoje nós temos vários sinais, Judas que é revelado como o traidor, não que ele não fosse antes, mas há a revelação. A misericórdia e a compaixão de Jesus para com Judas, e por fim o salário que Judas colhe do pecado e da sua situação de traidor que é a rejeição e o abandono.

Em nenhum momento Jesus se revolta ou deixa de amar Judas, pelo contrário, espera que Judas se arrependa e que ele mude de vida, mas Judas vai até o fim com o seu projeto.

Judas, mergulhado no pecado, não consegui mais enxergar a beleza de ser presente em Jesus Cristo e não consegui olhar mais para o Senhor com amor.

Quando a gente sente que a presença do pecado está forte em nossa vida, precisamos buscar reconciliação, buscar um encontro com Deus e estar em paz com Ele, para que nós possamos voltar a enxergar o caminho da reconciliação.

Nessa semana santa, devemos ajudar as pessoas a encontrarem o caminho do Senhor, a experimentarem a misericórdia de Deus em suas vidas, porque Deus é amor.

Devemos aprender e ensinar as pessoas a não pasarem uma semana santa assim como passamos as outras semanas.

A páscoa não é só entregar ovos da páscoa, e nem é só comer, pois precisamos crer que a grande páscoa para nós é esse encontro com Deus.

Através desses atos de piedade e de penitência, queremos também nos associar a dor do nosso Salvador.

Por: Lylian Gabriele
Fotos: Lylian e Isadora