domingo, 8 de junho de 2014

VIGÍLIA E MISSA DE PENTECOSTES

Nesta vigília somos motivados a acolher o dom do Espirito com a mente e o coração abertos. Ele, que vem em socorro de nossa fraqueza, ascenda em nós o amor e a alegria de sermos a assembleia amada de Deus.

Passaram-se 50 dias após a Quaresma e a Páscoa, amanhã é o dia do levantamento do Espirito Santo a Nossa Senhora.

Após as leituras do livro de Gêneses 11, 1-9 e da Carta de São Paulo aos Romanos 8, 22-27, acompanhamos a homilia conduzida por Pe. Rodrigo que em suas palavras nos contou como era realizada as celebrações antigamente, onde os Padres celebravam as missas de costa a comunidade e que era o único a fazer toda a celebração. O profano e o Sagrado não se misturavam,

A maneira de rezar também mudou, enquanto o Padre celebrava, a assembleia rezava o terço, pois era em outra língua e poucos conheciam.

O Papa João XXIII abril as portas da Igreja, quebrando a hierarquia da Igreja.

Sobre a segunda leitura, falou-nos sobre o preconceito que existe hoje, que não é mais pela cor ou raça, mas se de classe social, não importando sua cor e sim o seu “Money”. A Igreja começou a explicar o porquê de tantas línguas dentro de uma mesma Igreja. Assim pode levar a Palavra de Deus a várias nações. Ela está presente em todas as nações, cada um à sua maneira.

No Evangelho, Jesus nos prepara para receber o Espirito Santo dentro de cada um de nós e que possamos acolhê-lo de coração aberto.

No final da celebração apresentou a nova comissão do Cemitério, Egrinaldo (Bigaia), Ubiratania, Heitor. Agradeceu a toda a comunidade que contribuíram com o Arraia da Paróquia.

Lembrou que a festa da família se aproxima e nossas famílias precisam se articular e seguir o Evangelho.

Lembrou aos líderes de pastorais que dia 19/06 terá a missa de Corpus Crist e que cada uma ficará responsável por um tapete como todos os anos.

Por: Cristian Leide
Fotos: João Ramos