segunda-feira, 9 de junho de 2014

ENCONTRÃO DIOCESANO DAS CEB’S

Aconteceu no dia 01 de junho de 2013, no clube Mandacaru, município de Teofilândia – Ba, o Encontrão Diocesano das CEB’s. A celebração foi conduzida pelo Bispo Dom Ottorino, e contou com a participação de inúmeros párocos, seminaristas além de religiosos(as) consagrados.

Em sua fala, Padre Elias disse que o tema escolhido é mesmo do 13º Intereclesial que ocorreu diocese de Crato em Juazeiro do Note, no estado do Ceará. Onde contou com a participação ativamente de mais de 5.000 pessoas. Completou dizendo: “só as CEB’s faz um encontro desse. Foi muito significativo.”

Sobre o tema: Fé e Justiça a serviço da vida, ele nos fala que devemos ser justos e viver o direito de cada um, onde termina um começa do outro.

A maioria dos participantes deste encontro aqui hoje, não viveu no tempo da Ditadura Militar, tempo muito difícil. Mais foi diante das injustiças que a Igreja Católica se reuniu em favor das lutas sociais.

Com a resistência e presença do Espirito Santo de Deus dando força e coragem para superar, foi que a Igreja se fortaleceu e floresceu os movimentos sociais.

Hoje, estamos com um desafio para lidar: o desinteresse em ingressar nas lutas das CEB’s. Não nos esqueçamos da definição - CEB’s Comunidades Eclesiais de Base. Seguir a Cristo, é assumir a profecia a serviço da vida. E vida para todos.

Falando sobre as mídias e as comunicações sociais, nos disse: devemos escolher bem o que queremos ver e ouvir, devemos selecionar o que entra em nossas casas e em nossas vidas. Primeiro a verdade e a justiça, depois a notícia. Temos que ser anunciadores de vida, e não da morte.

As CEB’s conseguem unir fé e vida, oração e ação. A fé sem a obra é morta e as CEB’s estão vivas mostrando que é possível fazer diferente uma vida digna e justa. Ainda acrescentou “Eu vim para que todos tenham vida e tenham em abundancia” (jo 10 10). Nós que estamos aqui temos o compromisso de levar a palavra para aqueles que não vieram e estejam afastados da Igreja.

A Igreja apesar de todo esforço e avanços a exemplo do Concílio Vaticano II, ainda está na Idade Média, Mais tentando alcançar a Idade Mídia. Precisamos também evangelizar através meios das comunicação, em especial das comunicações sociais. A força do Espirito Santo está em todos nós e com Ele superemos os obstáculos, basta acreditar e trabalhar neste objetivo.

Foi um dia com muita reflexão e alegria, onde o trem das CEB’s conduziu as comunidades num caminho em busca da fé e da justiça a serviço da vida.

Por: Cristian Leide