quarta-feira, 16 de abril de 2014

MISSA DE DOMINGO DE RAMOS

“Com os ramos nas mãos, vamos seguir os passos do Senhor em sua entrada em Jerusalém e em seu percurso rumo a cruz. Esta solene liturgia nos introduz na Semana Santa, centro do grande acontecimento da nossa fé: os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.”

Na manhã de domingo, 13 de abril, muitos fiéis de nossa paróquia se reuniram em frente à Creche Municipal para a benção dos ramos e logo em seguida saíram a caminho da Igreja Matriz onde foi celebrada a missa que dá inicio a Semana Santa.

Este ato nos faz lembrar a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, onde a multidão jogava ramos de oliveira por onde Ele passava para saudá-lo. Por isso, recordamos todos os anos este gesto de fé cristã, participando desta celebração através da oração e caminhada com os ramos nas mãos aclamando-o como um Rei, usando também o vermelho que simboliza a cor realeza.

Antes de iniciar a caminhada Pe. Rodrigo fez a leitura seguida de reflexão do Evangelho de Mateus 21, 1-11 que nos traz a memória da aclamação de que “Jesus Cristo é o profeta de Nazaré da Galileia.”

Imitando o povo que aclamou Jesus a comunidade seguiu em procissão com muita fé, piedade e devoção, cantando, rezando e meditando sobre os passos de Nosso Senhor Jesus, pois se com Cristo nós morremos, com Ele por sua cruz ressuscitaremos. Somos povo de Deus e devemos marchar com o Senhor Jesus para o céu e para a glória.

Já na Igreja Matriz o presidente da celebração refletiu sobre as leituras do dia - I leitura (Isaias 50, 4-7), Salmo 21 (22), II Leitura (Filipenses 2, 6-11) e Evangelho (Mateus 27, 11-54 - breve).

Nas suas palavras nos fez recordar que as pessoas que acolheram Jesus, jogando suas vestes e ramos por onde Ele passava, foram as mesmas que o acusaram, como é mostrado na passagem do Evangelho de Mateus. Desta forma, devemos ter cuidado com nossas ações, pois assim como Cristo foi acusado sem nenhum pecado, muitos de nossos irmãos ainda são julgados e condenados inocentemente.

Jesus foi crucificado por amor a nós. E o projeto de amor de Deus é que possamos morrer para encontrar a vida eterna, morte no sentido do nosso próprio egoísmo, o que nos separa de nossos irmãos.

“Se por um homem (Adão) entrou a condenação do ser humano, por outro homem (Jesus Cristo) a salvação retornará para o seio da humanidade”.

Esta semana é um momento de silenciar, pensar no amor de Cristo, pedir seu perdão, fazer jejum. Com isso, Pe. Rodrigo nos aconselha a viver a paixão de Cristo e no domingo ressuscitar assim como Jesus, com um coração contrito, cheio de misericórdia, para vivenciarmos o amor de Deus.

No fim da celebração o padre explicou sobre o dinheiro arrecado no ofertório do dia que será destinado a campanha da CNBB que objetiva angariar fundos para apoiar os projetos relacionados ao tráfico humano, gesto concreto da Campanha da Fraternidade.

Por: Lhayanna Karolyna