segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

MISSA DO 2º DOMINGO COMUM

Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

Dando seguimento a festa do Batismo do Senhor, foi celebrada nesta manhã mais uma missa na Igreja Matriz. Com a casa repleta de fiéis a celebração marcou momentos de alegria e também de tristeza, isso porque ao mesmo tempo em que para uns se comemorava a conquista pela conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia, para outros se relembrava a morte de entes queridos.

Seguindo a Liturgia da Palavra as leituras foram: 1ª Leitura: do Livro do Profeta Isaías 49, 3. 5 - 6; Salmo Sl 39, 2.4ab.7-8a.8b-9.10, (R. 8a. 9a); 2ª Leitura: Início da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 1,1-3 e o Evangelho de João 1, 29-34.

Pe. Jairo fez na homilia uma breve reflexão sobre as leituras do dia e mostrou-nos mais uma vez a importância de estarmos unidos pela fé. Em especial trata sobre a mensagem que o Evangelho de João nos traz quando fala sobre o Cordeiro de Deus, Ele que tira o pecado do mundo.

“Jesus vem nos unir ao povo, se o seguimos estaremos no caminho do bem, mas se nós o afastamos estaremos dispostos a viver no pecado. Deus nos une ao povo e o pecado nos divide, nos afasta de Deus.”

Deus em sua bondade nos oferece muitas oportunidades cabe a nós querermos aceitá-las ou recusá-las. Ele não impõe nada, apenas propõe e nos convida a fugir do pecado, cabe a cada um de nós escolher o caminho certo.

Ainda sobre o Evangelho João Batista nos dá a santidade e Deus nos chama para nos tornarmos servos e servas do Senhor.

Em um segundo momento o celebrante enfatiza a alegria vivida pelos estudantes que concluíram essa semana o curso de Pedagogia. Parabenizando a todos afirmou que se chegaram até ali é porque confiaram no Senhor, pois com certeza Ele está por traz da vitória de cada um.

Concluindo lembra a passagem Bíblica de João (14:6): “Eu sou o caminho a verdade e a vida e ninguém vem ai Pai a não ser por mim”. Assim alimenta o seu povo com as palavras do Senhor e conduze a confiarem na ressurreição.

“A morte não deve ser vista como sinal de tristeza, pois Deus habita onde existe a alegria. Devemos ver a morte como uma devolução que fazemos a Deus das pessoas que Ele escolheu com carinho e nos deu.” Assim, encerra a homilia confortando as famílias que perderam seus entes queridos recentemente.

Dando prosseguimento foram feitos os Ritos Eucarísticos e os Finais. No momento dos avisos foi apresentado o balancete do mês de dezembro por professor Jonas, tesoureiro da paróquia.

Pe. Jairo deu a benção final e abençoou os novos pedagogos para que desempenhem suas atividades com dedicação e respeito a profissão que escolheram.

Confira as fotos da Missa:

Por: Lhayanna Karolyna