domingo, 6 de outubro de 2013

MISSA DO SACRAMENTO DA CRISMA

No dia 05 de outubro, sábado, foi celebrada a Missa de Crisma dos 89 jovens e adultos preparados pelos catequistas de nossa paróquia na sede e comunidades rurais.

Com um clima de serenidade, disposição e fé, os crismandos logo se organizaram com seus respectivos padrinhos e madrinhas esperando o presidente da celebração D. Ottorino.

A celebração foi iniciada pela catequista Delvacy e na liturgia da Palavra tivemos 3 jovens participantes: Sthefany proclamando a I leitura (Hab 1, 2-3; 2, 2-4), Hanna e Danrley cantando o Salmo 94 e Rebeca a II leitura (2 Tm 1, 6-8. 13-14).

O Evangelho foi proclamado por Padre Jairo (Lc 17, 5-10).

Na homilia, D. Ottorino começou a falar do evangelho interrogando por que os apóstolos pediram ao senhor que aumentasse sua fé. Disse que os apóstolos cada dia mais ficavam admirados com a sabedoria e divindade de Jesus e por serem humanos demais se achavam incapazes de compreender a grandiosidade de Jesus.

Perguntou então aos crismandos: E VOCÊS TÊM FÉ? O QUE É A FÉ? A fé é um dom de Deus que recebemos no batismo e muitas vezes esquecemos no dia a dia. Por isso também precisamos pedir: SENHOR AUMENTA A NOSSA FÉ.

Citando o Papa Francisco disse que a ganância é a raiz de todos os males e mata a nossa fé. A fé é a concentração dos nossos desejos em JESUS CRISTO e por isso precisamos mudar de vida.

Ainda lembrando as palavras do papa falou sobre o Espírito Santo e disse que temos que invocá-lo todos os dias. Lembrou a passagem bíblica do pentecostes e disse que as várias línguas de que fala o texto significa que a PALAVRA chegou a vários lugares e todos receberam a graça do entendimento.

D. Ottorino deu vários exemplos da presença do Espírito santo na Bíblia, desde a criação, à anunciação do anjo à Maria além do pentecostes e do que vivemos em cada santa missa: a consagração do pão e do vinho em corpo e sangue de Jesus Cristo que se dá pela ação do Espírito santo.

Concluiu sugerindo aos crismandos e a todos os presentes: quando tiveres dificuldades na vida, tristes e abatidos recorram ao Espírito santo que é luz que ilumina e fortalece a caminhada.

Após a homilia houve a renovação das promessas batismais e o rito do Crisma, dando prosseguimento aos demais ritos litúrgicos.

Por: Geovana Márcia
Fotos: Cristian Leide e Ariana Lays