terça-feira, 30 de julho de 2013

MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS AOS 51 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE ICHU

A celebração foi iniciada com a entrada das bandeiras do Brasil, da Bahia e do Ichu sendo levadas pelos representantes do poder legislativo e executivo do município.

Pe. Jairo, iniciou abençoando as bandeiras e dizendo-nos que Deus estabelece uma comunicação com a humanidade e faz morada em seu meio. Na história humana, convivem: O pecado e a graça, a rebeldia e a fidelidade, a ação do mal e o projeto do reino.

Deus habita em seu templo santo, reúne seus filhos em sua casa; é Ele que dá força e poder ao seu povo (Sl 67, 6s. 36).

Durante a entronização da Palavra, crianças vestidas de anjos balançavam ramos de trigo enquanto outra criança vestida de abelha entrou carregando numa cesta a palavra.

As leituras do dia foram: Êxodo 33, 7-11; 34, 5-9.28 e o Evangelho de Mateus 13, 36-43.

Homilia

A Palavra de Deus sempre vem ao encontro do seu povo e num dia como hoje está aqui para abençoar nossa caminhada. Em suas palavras nos diz: Faz por te que te ajudarei. Deus não se cansa de sua comunidade.

Lembrou ainda da passagem do Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude e da paciência de Deus pelo seu povo. Deus estabelece comunicação com sua comunidade e quer morada em seu reino.

Na leitura do Livro do Êxodo, lembra da intervenção de Deus com a humanidade e Moisés falava com Deus em nome do povo.

Não podemos abusar da boa vontade de Deus, como diz a passagem do Êxodo – não passará nada em pune. Senhor se é verdade que fala em nosso favor, segue-nos. O antigo testamento nos deixa como guia os 10 mandamentos, e faz referencia a cada um, devendo aos cristãos seguir a todos eles como Deus nos pediu.

No Evangelho, os anjos nos fala sobre a palavra de Deus, para ajudar e proteger na caminhada. Fala sobre o trigo que é Jesus tudo de bom, o joio é espalhado pelo diabo. Aquele que se comporta como trigo será conservado e como joio será punido.

Hoje em comunhão com a palavra de Deus, buscamos viver em união e de bem com a vida espiritual. Cabe aos administradores procurar oferecer ao cidadão um ambiente limpo de justo, buscando agir de forma democrática. Mesmo assim não devemos perder a esperança. Devemos agir com honestidade e respeito, tendo mais compromisso com suas obrigações com a sua comunidade.

Por fim, façamos a nossa parte.

Houve apresentação realizada pelos jovens, ofertando objeto de trabalho e frutos colhidos na produção agrícola.

Confira as fotos da Missa:

Por: Cristian Leide
Fotos: Fernanda Carneiro