sábado, 27 de julho de 2013

30 ANOS DA PASTORAL DA CRIANÇA - MEMÓRIA E COMPROMISSO



A Pastoral da Criança foi fundada em 1983, na cidade de Florestópolis, Paraná, pela Dra. Zilda Arns Neumann e pelo, na época, arcebispo de Londrina, Dom Geraldo Majjela Agnelo. Abaixo, vocês poderão ler as Cartas para cada comemoração, bem como o quadro com datas de expansão da Pastoral da Criança no Brasil e em outros países. Nessa compilação encontra-se também a Carta da atual Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, Irmã Vera Lúcia Altoé, para a comemoração dos 30 anos. No final, há também uma entrevista da Dra. Zilda contando um pouco o histórico da Pastoral da Criança ao longo dos anos.

As pioneiras da Pastoral da Criança de cada estado do Brasil

ANOESTADOPIONEIROS
1984ALAGOASIrmã Vivência de Melo
1984SÃO PAULOAlice Yano Kazuka, Irmã Pierrette Lahournere, Irmã Ruth Cardoso
1984RIO GRANDE DO SULIrmã Maria Helena Arns, Irmã Maria Scheibel
1985AMAZONASIrmã Felicita Maria Rosset, Irmã Odette Marques Barbosa
1985CEARÁIrmã Maria Methildes Sousa, Irmã Leonisia Comin
1985RIO GRANDE DO NORTEMaria da Conceição Araújo dos Santos, Yeda Fernandes de Macedo Gomes
1985SERGIPEIrmã Maria Noélia Pereira das Neves
1985BAHIAIrmã Maria Stella Rigo, Irmã Trindade Toniolo
1985MARANHÃOIrmã Speciosa Rebouças de Melo
1985PARANÁIrmã Maria Venário, Inácia do Rócio Martins
1985SANTA CATARINAIrmã Hilda Arns, Tereza Cristina Gaio
1985MATO GROSSOMaria Edna L. Correia
1986PARÁIrmã Terezinha P da Silva
1986PIAUÍTerezinha de Jesus Rodrigues de Sá
1986RIO DE JANEIRONilta dos Santos, Janete Rodrigues Salgueiro
1986MINAS GERAISMaria José da Silva
1987PERNAMBUCOIrmã Lindalva Coelho Aragão
1987ESPÍRITO SANTOIrmã Solange Valentini
1987PARAÍBAInês Lima dos Santos, Irmã Mirta Salveti
1987ACRENelci Kloss
1987RONDÔNIAIrmã Maria Tonet, Maria Gorette Krieger
1988DISTRITO FEDERALMarluce Nunes da Silva, Irmã Nelda Luiza Moehlecke
1988GOIÁSPadre João A. Cunha, Grace Anne Coscia, Irmã Rita Cecília Coelho
1989AMAPÁPadre J. Raul Matte
1989TOCANTINSIrmã Maria Cecília Neuwauld, Irmã Antonia Petchining
1991MATO GROSSO DO SULIrmã Elídia Dan
1992RORAIMAIrmã Giustina Zanato
Estas foram as pioneiras dos diversos Estados do Brasil. Muitos as seguiram e fortaleceram a Pastoral da Criança. Seus nomes não cabem nesta página, mas cabem no coração do DEUS DA VIDA. Podem ter certeza de que continuarão vivendo nas vidas nascentes que salvaram.
Fonte: Jornal Comemorativo dos 10 anos da Pastoral da Criança – setembro 1993.

Expansão Internacional



1- Paraguai: 1996
2- Guiné-Conakry: 1997
3- Timor Leste: 2001
4- Angola: 2002
5- Guiné-Bissau: 2002
6- México: 2002
7- Bolívia: 2003
8- Peru: 2003
9- República Dominicana:2003
10- Guatemala: 2003
11- Venezuela: 2003
12- Uruguai: 2003
13- Argentina: 2003
14- Colômbia: 2003
15- El Salvador: 2003
16- Honduras: 2004
17- Panamá: 2004
18- Moçambique: 2006
19- Haiti: 2007
20- Filipinas: 2008
21- São Tomé e Príncipe: 2010

1993: Comemoração dos 10 anos da Pastoral da Criança



Aconteceu no dia 11 de setembro de 1993 a celebração dos 10 anos da Pastoral da Criança. A data foi comemorada com uma grande Romaria em Ação de Graças ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte. Na época, a Pastoral da Criança contava com o trabalho voluntário de 57.000 líderes.

Carta Dra. Zilda Arns Neumann

"E a semente da Pastoral da Criança foi se estendendo, de forma lenta e sempre; a cada mês, em mais comunidades essa árvore crescia. Apesar de brotar tão bem, regada por sol e chuva, o diabo continuava atentando e perguntava irônico: como implantar a Pastoral nesses bolsões de miséria, quando nelas você não encontrava líderes da Igreja, e que muitas vezes sobrevivem da prostituição do corpo ou da alma, em nome da miséria? Perguntei então a Jesus: Você nos ensinou que veio para que Todos tenham vida, sem restrição. O sangue e o suor esparramado por esses coordenadores e líderes, em nome da caridade, não vale mais? Elas por acaso não são as prediletas de Deus, as santas dos dias de hoje, porque doam suas vidas, o maior mandamento que Você, Jesus, nos deu?".

2003: Comemoração dos 20 anos da Pastoral da Criança


A Pastoral da Criança celebrou os 20 anos de fundação no dia 14 de dezembro de 2003. Na ocasião, coordenadores estaduais e de setores se reuniram para o I Congresso da entidade, que aconteceu, em Curitiba (PR), onde foram debatidas as principais ações da Pastoral realizadas nas dioceses. O evento foi encerrado com uma Missa Campal em Ação de Graças, realizada no estádio de futebol Joaquim Américo, Arena da Baixada.

Carta Dra. Zilda Arns Neumann

"Celebrar os 20 anos é sentir o estado de graça, a presença de Deus no Dia do Peso, na Visita Domiciliar, nas Reuniões de Reflexão e Avaliação comunitárias. É alegrar-se com o sorriso das mães, das gestantes e nutrizes, das crianças recuperadas e das suas famílias. É alegrar-se pela alfabetização das líderes, mães e jovens. É ver que a Pastoral da Criança é respeitada por todos e que as políticas públicas, com o esforço da Pastoral da Criança, vão chegando e beneficiando milhares e milhares das famílias mais pobres e miseráveis das nossas comunidades, em nosso país."

Dra. Zilda Arns Neumann Fundadora e Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança Representante da CNBB no Conselho Nacional de Saúde Membro do Conselho de Segurança Alimentar Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.

2007: Comemoração dos 25 anos da Pastoral da Criança


O II Congresso da Pastoral da Criança aconteceu na cidade de São Paulo, de 09 a 15 de maio de 2007. Mais de 450 pessoas, entre coordenadores estaduais, de setor e núcleo, de todo o Brasil, participaram desse evento. Além das oficinas de formação, os participantes também puderam acompanhar a passagem do Papa Bento XVI que naqueles dias estava na cidade de São Paulo e ainda participar da Canonização de Frei Galvão e de uma Celebração Eucarística especial, celebrada no Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

Carta Dra. Zilda Arns Neumann

"O que me fascina é atestar como a comunidade organizada e com objetivos definidos, aplicando a metodologia do Evangelho, que narra o milagre da multiplicação dos cinco pães e dois peixes que saciaram cinco mil pessoas, é eficiente em realizar ações simples e de baixo custo, capazes de mexer com os mais importantes e reconhecidos indicadores sociais e atrair as políticas públicas para cumprirem o seu papel, na diminuição das desigualdades sociais."

Dra. Zilda Arns Neumann Fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, Representante Titular da CNBB no Conselho Nacional de Saúde, Conselheira do Conselho Econômico e Social (CDS), Membro da Comissão de Determinantes Sociais da Saúde do Ministério da Saúde.

Comemoração dos 30 anos da Pastoral da Criança


O III Congresso da Pastoral da Criança acontece de 27 de julho a 02 de agosto em Aparecida do Norte, São Paulo. Todos os coordenadores estaduais, de setor e núcleo participam desse evento, marcado por diversas oficinas formativas; pelo acompanhamento da Celebração Eucarística, presidida pelo Papa Francisco, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude; e por momentos especiais de espiritualidade e confraternização.

Carta da Irmã Vera Lúcia Altoé

Caros amigos:

Desejaria que esse artigo fosse escrito por nossa querida e saudosa Dra. Zilda nessa festividade dos 30 anos da Pastoral da Criança. Certamente, ela evocaria a solidariedade como mola propulsora que fez a Pastoral da Criança ser acolhida, aceita, espalhada pelo mundo, porque construída com base na multiplicação do saber e do conhecimento, a fim de que chegasse às famílias mais pobres e necessitadas.

Queremos continuar sendo porta-voz dessa herança portadora de vida desde sua concepção: a Palavra de vida de Mc. 6, em que o milagre se faz com a partilha.

É um Jubileu, uma comemoração especial. É um momento forte de rendermos graças a Deus por tantas crianças saudáveis, graças ao empenho de nossos líderes, homens e mulheres corajosos que descobriram que servir o próximo é servir o próprio Cristo.

Cada uma das pessoas que compõem a Pastoral procura dar o máximo de si. Esta dedicação pessoal, quando se junta a dos outros, forma uma força muito grande que tem transformado muitas comunidades por este Brasil afora.

Segundo depoimentos da Dra. Zilda, o nascer da Pastoral da Criança superou muitas barreiras, pois implantar uma história de Fé e Vida exigiu muita generosidade por parte das pessoas comprometidas e voluntárias.

Poderíamos dizer que o desafio inicial foi a luta pela superação da mortalidade infantil. A cada mil crianças nascidas vivas morriam 127. Mas graças ao trabalho de milhares de mãos, esta realidade em pouco tempo foi modificada. Hoje, a árvore estendeu seus ramos para todo o Brasil e para mais de 20 países.

Mas Dom Geraldo Majella Agnelo e Dra. Zilda Arns Neumann tinham certeza de que o Espírito Santo seria o grande motivador dessa Pastoral e que os líderes comunitários seriam pessoas que estariam aprendendo as ações básicas e ensinando às mães como combater as causas da mortalidade infantil, que seria reduzida pela utilização do soro caseiro, pela amamentação, com a vigilância nutricional, vacinas e também com os cuidados com a gestação de qualidade e parto humanizado.

Muitos desafios foram enfrentados nesse momento, sobretudo para promover a prevenção no Sistema de Saúde. Houve necessidade de se esclarecer de que o que estava em jogo era a multiplicação do saber e o combate à desnutrição, realizando-se uma educação participativa, na qual as mães seriam o sujeito desse processo. Não se pretendia de forma alguma ocupar um espaço que era próprio da esfera pública.

Graças às primeiras sementes lançadas em terreno bom e fértil é que hoje podemos comemorar os trinta anos de existência. Esta comemoração se deve a milhares de pessoas que não medem esforços e sacrifícios para que a Pastoral chegue lá onde a vida ainda se encontra mais fragilizada.

Seria muito bom se tivéssemos anotado tudo isso em um grande jornal para não esquecer de agradecer a ninguém. Os operários da primeira hora, da segunda, da terceira e assim por diante. Podemos nos perguntar a quanto tempo o Senhor nos chamou para fazer parte da sua vinha? Mas isso não é importante. O mais importante e significativo é que hoje estamos fazendo a nossa parte nessa linda Igreja que é decididamente missionária e que está a serviço dos mais pobres.

Muitas histórias de sucesso, muitas mãos, muita luta, muitas visitas, muitas celebrações e, porque não falar, muitas vidas salvas por mãos de pessoas tão generosas.Trinta anos, há muito que comemorar. Aprendemos muito, somos testemunhas de muita transformação, ajudamos e fomos muito ajudados. Lembro do testemunho de uma líder: “foi a melhor faculdade que fiz. Graças ao trabalho da Pastoral, hoje sou alguém, sou reconhecida como pessoa”. Se eu pudesse registrar tudo o que me falam... “Irmã, saio de casa para fazer as visitas, apesar de as vezes sentir que nem todos compreendem o que eu faço, meu coração diz que eu preciso fazer”. Quantas coisas bonitas...Vamos continuar, pois ainda temos outros desafios: chegar a todas as comunidades, aumentar o número de líderes, acompanhar mais gestantes.

Vamos continuar apostando naquilo que está dando certo.

Um abraço e meus parabéns a todos vocês que já fizeram, estão fazendo e vão fazer parte da missão. Que o Bom Deus possa derramar muitas bênçãos na vida de cada um de vocês.

Irmã Vera Lúcia Altoé - Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança


Nenhum comentário:

Postar um comentário