domingo, 16 de junho de 2013

MISSA DO XI TEMPO COMUM

“O Senhor é nosso protetor e nunca nos abandona”. Assim o Pe. Jairo acolheu os fiéis, convidando-os a celebrar juntos a Santa Eucaristia nesse XI domingo do tempo comum.

A liturgia dessa semana foi de responsabilidade da PASCOM. A primeira leitura foi extraída do segundo livro de Samuel (12,7-10.13), o Salmo Responsorial 31 (32), a segunda leitura do livro de Gálatas (2,16.19-21) e o Evangelho de Lucas (7, 36-38, 3).

Na homilia, Pe Jairo ressaltou que a misericórdia divina diante do ser humano pecador é o que nos fala o Evangelho e a I leitura. Está em nossas mãos a grande decisão da nossa vida: escolher renunciar o pecado. Jesus nos mostra o caminho do bem, fazendo-nos perceber o caminho do mal, mas deixando nas nossas mãos a escolha do caminho a seguir. Através da confissão, quem tem o sacerdócio, pela graça de Deus, tem o poder de perdoar nossos pecados.

Deus nos ama e nos perdoa sempre, basta irmos ao seu encontro que se dá na Santa Eucaristia, reconhecendo nossas faltas e convertendo-nos dos nossos pecados: “Só não é perdoado aquele que não quer, quem não vai ao encontro da misericórdia de Deus, manifestada todo domingo no Ato penitencial.”

Pe. Jairo lembrou ainda que o Evangelho de hoje reflete que Jesus é chamado a ir em todos os lugares, por isso vai também a casa do fariseu rico, que não faz a devida cerimônia (como era de costume da época) que a mulher pecadora o fez lavando os pés e ungindo com perfume, implorando o perdão; Jesus usa uma parábola para ensinar ao fariseu sobre o perdão: quem muito perdoou, será perdoado.

Jesus odeia o pecado, mas ama o pecador na esperança que este de converta. A curiosidade e a ociosidade são as causas do pecado da humanidade, portanto devemos ter cuidado. Finalizando sua homilia, Pe. Jairo afirmou que “o amor e o perdão caminha de mãos dadas , porque Deus é misericordioso e infinito é o seu amor, e que os ensinamentos desse XI domingo do tempo comum nos ajude a continuar nossa caminhada porque a misericórdia divina vem nos resgatar e livrar-nos do mal!”

No final da missa foi apresentada a comunidade o bebê João Vitor e todos parabenizaram as aniversariantes Antonieta e Eli Santana.

Confira as fotos da Missa:

Por: Camila Carneiro
Fotos: Lylian Gabriele