domingo, 24 de março de 2013

MISSA DO DOMINGO DE RAMOS


O Domingo de Ramos é o início do caminho espiritual feito por Jesus em solidariedade a humanidade sofredora. 


Assim começa a Semana Santa. Em nosso município essa data é marcada pela procissão que esse ano saiu do final da Avenida Adalberto Ferreira Santiago em direção a Igreja Sagrado Coração de Jesus onde podemos presenciar e vivenciar a fé manifestada em muitos católicos que acompanharam a Procissão e prepararam seus lares (o que foi bastante visível enquanto fazíamos o percurso – muitos objetos vermelhos e plantas em frente aos mesmos) para a Passagem do Senhor, ali representado por um cristão montado em um Jumento. 

Pe. Jairo antes de dar início a Procissão abriu oficialmente a Semana Santa refletindo o verdadeiro sentido da Quaresma, o de preparar os nossos corações para o momento da Ressurreição de Jesus Cristo, o Nosso Salvador. Faz um apelo a Juventude para atentar-se a vulnerabilidade e para que guardem sua vida para o Senhor, através do caminho do amor e da justiça. 

Num segundo momento após a leitura e reflexão do Evangelho de Lucas (19, 28-40) por Pe. Jairo, foi feita a benção dos Ramos. Logo após deu-se início a procissão onde se revive o momento histórico em que o povo seguia Jesus aclamando-o. 

Alguns jovens do nosso município, também responsável pela missa, levaram mensagens e apelos aos demais jovens por meio de cartazes que diziam: 

- Eis-me aqui, envia-me! 

- Seja justo e ajude o próximo! 

- Fazei de mim um jovem vidraça, que através de mim outros recebam a luz! 

- Devemos crer que há um só Deus em três pessoas realmente distintas: Pai, Filho e Espírito Santo! 

- Bendirei o Senhor em todo tempo o seu louvor estará sempre em meus lábios! 

- Digo não as drogas! 

- Leia a Bíblia diariamente e reze o terço! 

- Crer que o filho de Deus se fez homem, padeceu e morreu na cruz para nos salvar e que no terceiro dia ressuscitou! 

- Tu crês que há um Deus? Fazes bem, mas também os demônios creem e tremem. Creio no Senhor, mas aumentai a minha fé! 

As demais leituras do dia: 
  • A I leitura - Isaías 50, 4-7 por Ursula. 
  • O Salmo 21 (22) cantado por Daiane; 
  • A II leitura – Filipenses 2, 6 – 11 por Andreissa; 
  • E o santo evangelho – Lucas 23 , 1-49 - feita por Pe. Jairo. 
Nos fizeram refletir sobre o eu Cristão e foi um convite a buscarmos a nossa conversão para alcançarmos a vida eterna. 

Pe. Jairo na homilia nos atentou para o nosso papel enquanto família, escola e até mesmo igreja papel este o de conscientizar os jovens de que há caminhos que nos conduzem a morte, sendo esses: as drogas, a imprudência, a vulnerabilidade, a prostituição. 

O nosso Pároco relata a infelicidade que sente em saber que a maioria dos jovens da nossa Paróquia não encontram-se na Igreja, mas ressalta que cada um ali presente deve fazer ecoar aquela mensagem de luz. 

Finda as suas palavras relembrando uma profecia de Jesus: “Filhos de Jerusalém não chorem por mim, chorem por vós mesmos” e nessas palavras sentimos o peso da responsabilidade de nossas ações onde muitas vezes não nos dedicamos a nossa vida Cristã e buscamos cada vez mais bens materiais. E nos afirma ainda que as promessas de Cristo para a nossa vida não é para o depois, nem para o amanhã. As promessas do Senhor acontecem a cada momento em nossa vida, e nós temos muito que agradecê-lo por isso.

Confira as fotos da Missa:
(Clique nas imagens para ampliá-las)






















Por: Zaíra Gonçalves
Fotos: Pedro César

Nenhum comentário:

Postar um comentário