segunda-feira, 11 de março de 2013

MISSA DO 4º DOMINGO DA QUARESMA

“Porque este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado”. (Lucas 15, 24)

Organizada pelo grupo do Terço das Crianças a celebração deste domingo marcou o inicio do ano da catequese.

Ainda nos ritos iniciais foi lido um texto explicando o sentido da Catequese e sua importância para cada um de nós.

A Liturgia da Palavra apresentou as seguintes escrituras: Josué (5, 9ª. 10-12), 2º Coríntios 5, 17-21), o Salmo 33 e o Evangelho de Lucas (15, 1-3. 11-32).

O Evangelho do dia nos convida a refletir sobre as muitas pessoas que estão se afastando da Igreja, a Parábola do Filho Pródigo ressoa neste domingo como um convite para participarmos da alegria do Pai, agora por meio de Jesus Cristo que acolhe e salva os pecadores.

Padre Jairo em sua homilia nos fez pensar sobre a importância da catequese, ela que é uma educação orgânica e sistemática da fé. Assim fez um elo entre essa educação e a experiência vivida no Evangelho.

Hoje em dia estamos vendo uma série de problemas sociais voltados para a violência, para a desestruturação da família, para a rebeldia dos jovens entre outros pontos, que tem afetado a conjuntura social.

Muitos jovens saem de suas casas e se jogam no mundo da injustiça e não tem a oportunidade de voltar para casa como teve o filho mais novo contado pelo Evangelho. E para isso serve a catequese, uma forma de acolher as pessoas e aproximá-las de Jesus Cristo.

Catequese significa ensinamento, é o que Deus fez aos seus discípulos, ensinou, aconselhou e pediu que anunciasse o seu Evangelho.

Após a comunhão, aproveitando o momento de ação de graças, foi apresentada a equipe de líderes que a partir do dia 12 deste mês iniciarão oficialmente as atividades da Pastoral da Pessoa Idosa. Assim, foi feito um convite para todos aqueles que desejam participar.

Além disso, também foram apresentadas todas as catequistas, suas respectivas turmas e horários.

Dando seguimento a Santa Missa Pe. Jairo renovou o nosso 1º Sacramento através do batismo das crianças Rogério Seny, Luna Maria e Ketyele.

Texto lido no inicio da Missa por Maria, coordenadora da Catequese.

CATEQUESE:
Educação orgânica e sistemática da FÉ

Há pessoas cujas vidas se convertem em seus verdadeiros presentes para a comunidade. Doando seus dons em nome da fé crista. Entre essas pessoas estão os catequistas. São pedras vivas na Edificação do Reino de Deus, no meio do povo.

São semeadores incansáveis da boa semente “O Evangelho”. Pessoas assim merecem nossa profunda gratidão e respeito. É com essa pequena reflexão que abrimos o ano catequético com o tema: Catequese: Educação Orgânica e Sistemática da Fé. Fé essa que está fundamentada e enraizada em Jesus Cristo.

Crianças e adolescentes ser catequisando é chegar no horário certo para os encontros, é respeitar os catequistas e seus colegas, é querer bem a todos e zelar pelo espaço usado nos encontros. É transmitir aos pais os recados e avisos enviados para catequistas. É participar da Missa com sua família. Falar a verdade sempre e venerar, amar e imitar Nossa Senhora, mãe de Jesus, mãe da igreja e de todos nós.

Aos pais pedir que acompanhe seus filhos na Educação da fé. Pois elementos básicos para uma boa convivência familiar são a reconciliação, a alegria e o diálogo.

Confira as fotos da Missa:

Por: Lhayanna Carneiro