sábado, 12 de janeiro de 2013

LAPINHAS DE ICHU-BA


Muitas famílias católicas ichuenses tem a tradição de criar e montar os seus presépios em suas residências. Dias antes do natal, famílias adentram em caatingas e morros em busca de material natural como casquinhas, samambaias, gravatás, tocos, nasce seco e plantas silvestres para usar na construção e enfeite das lapinhas ou presépios. 


Essa tradição é muito forte em nossa cidade a ponto de já se ter realizado um Concurso de lapinhas. Elas são pequenas, grandes e médias. Não importa o tamanho delas, o que importa é a fé e a tradição do povo católico ichuense que se fortalece a cada dia que passa. 

Significado do Presépio de Natal 

O Presépio é uma montagem com peças, que faz referência ao momento do nascimento de Jesus Cristo. Com o menino Jesus na manjedoura ao centro, o presépio apresenta o local e os personagens bíblicos que estavam presentes neste importante momento cristão. 

Origem do presépio de Natal 

De acordo com fontes históricas, o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis no Natal de 1223. O frade católico, montou o presépio em argila na floresta de Greccio (comuna italiana da região do Lácio). Sua ideia era montar o presépio para explicar as pessoas mais simples o significado e como foi o nascimento de Jesus Cristo. 

No século XVIII, a tradição de montar o presépio, dentro das casas das famílias, se popularizou pela Europa e, logo em seguida, por outras regiões do mundo. 

Tradição da montagem do presépio 

É tradição em várias regiões do mundo a montagem do presépio na época de Natal. Os presépios podem varias em tamanho e materiais usados. Existem presépios minúsculos e outros em tamanho real. As peças podem ser feitas de madeira, argila, metal ou outros materiais. O mais comum, atualmente, é a montagem dentro das casas das famílias cristãs. Porém, encontramos também presépios em lojas, empresas, praças, escolas e outros locais públicos. 

Fonte: Sua Pesquisa

Confira fotos de algumas lapinhas de Ichu-BA: 
(Clique nas imagens para ampliá-las)























Por: Cristiano Reis
Fotos: Cristiano Reis e Otávio Elvis

Nenhum comentário:

Postar um comentário