domingo, 16 de dezembro de 2012

MISSA DO 3º DOMINGO DO ADVENTO



Celebramos hoje, 16 de dezembro, o 3º domingo do Advento – O Domingo da Alegria! 
“Alegres e esperançosos, caminhemos na força de nosso Deus que vem” 

Logo no início da celebração foi aces a 3ª vela da coroa do advento com o cântico: 

Uma vela acendemos neste momento, 
é a terceira vela da coroa do advento (bis) 
Uma voz que clamava no deserto falou, 
Preparai os caminhos do Senhor (bis) 
Vem, vem Jesus (bis) 
Que nos ilumine a tua Luz (bis) 

A 1ª leitura (Sf 3, 14-18ª) foi feita por Cristiano, o Salmo Is (12, 2-6) por Geovana e a 2ª leitura por João Ramos. 

O Evangelho de Lucas (Lc 3, 10-18), foi proclamado por Pe. Jairo. 


Na homilia, para conxtetualizar o momento o padre disse que como o pai deveria se preocupar com seus filhos, o padre se preocupa com suas ovelhas e que desde o início da humanidade o desafio do homem é cuidar do próprio homem. Quantas coisas o pai, a mãe procura cuidar dos seus filhos e recebem a ingratidão? Nós não acolhemos como deveria a Palavra de Deus. Perder a esperança? Jamais. Termos a eucaristia que nos dá a força. Cristo se renova a cada domingo e quem pensa que os domingos são todos iguais se engana porque em cada um recebemos uma nova graça. 

Falando das leituras, disse que o evangelho de hoje trata da conversão, da mudança de vida e as leituras e salmo trazem a alegria dessa conversão proporcionada pelo Cristo. 

Enfatizou mais uma vez as três figuras de destaque no advento: João Batista, Maria e o profeta Isaías. 

Ainda do evangelho destacou 3 palavras: SOLIDARIEDADE, HONESTIDADE e JUSTIÇA, chamando a atenção dos fieis para o verdadeiro sentido do natal, pois o mundo supervaloriza o Papai Noel que dá lucro e esquece do principal que é JESUS CRISTO. 

E chamando à responsabilidade, disse que cada um de nós é insubstituível e que, portanto cada um tem seu lugar na construção do Reino de Deus. Questionou-nos: “Eu tô sendo trigo que sustenta os irmãos, ou palha que não serve para nada?” Qual é a nossa tarefa nesse mundo e como devo proceder? Sou católico de verdade ou católico de missa? Aproveitemos enquanto ainda é tempo. 

Por fim falou da coleta da Solidariedade que é feita no dia de hoje em prol da Evangelização no mundo todo, que é uma ajuda financeira para que a Palavra de Deus seja difundida e praticada. 

Confira as fotos da Missa:
(Clique nas imagens para ampliá-las)











Por: Geovana Márcia
Fotos: Lylian Gabriele

Nenhum comentário:

Postar um comentário