terça-feira, 14 de agosto de 2012

3° DIA DA VISITA PASTORAL DE DOM OTTORINO


Neste 3° dia da visita Pastoral, Dom Ottorino iniciou-se com uma visita a Câmara Municipal de Vereadores de Ichu.


A visita à Câmara Municipal:

D. Ottorino saudou aos vereadores e pessoas presentes e falou da gratificação que tem sentido em realizar essa atividade nos diversos municípios que fez visita pastoral. Disse que todas as autoridades merecem o nosso respeito e que cabe a elas fazer com que uma cidade possa crescer. Relatou que em algumas cidades percebeu que a câmara tornara-se inútil, pois não havia projetos dos vereadores. 

Disse que o verdadeiro trabalho dos vereadores é conhecer a cidade se deslocando para conhecer as necessidades do povo e buscar respostas para os problemas através de projetos. Esses projetos não precisam ser extraordinários, mas sim que contemplem as necessidades básicas do povo. Disse também que as palavras são sempre bonitas, mas a realidade é diferente. 

Perguntou se os vereadores criam projetos e criticou os esgotos a céu aberto em nossa cidade. Enfatizou que muitas vezes os governos não se importam com a construção de esgoto subterrâneo porque este fica escondido e pode não dar voto, mas que é extremamente importante. 

Em seguida tocou em alguns aspectos específicos: 

SAÚDE : “É preciso olhar as necessidades primárias”. 

Em muitas cidades que passou percebeu que esta área é um grande problema e após 4 anos que realiza visita pastoral destaca a importância de se ter um hospital regional para que a população tenha atendimento mais próximo. Disse que isso já está sendo encaminhado, mas se preciso for fará reunião com os prefeitos da região para agilizar isso junto ao governo do Estado. Disse que entrando em muitos hospitais viu que muitos não são dignos desse nome e esse problema deve ser enfrentado. 

EDUCAÇÃO: 

Enfatizou que é preciso que haja intervenções no salário dos professores e exigir deles preparação adequadas: cursos, concursos e citando o avanço da internet e a facilidade do acesso ao conhecimento disse que os professores precisam pesquisar mais e incentivar os alunos mostrando a importância dos estudos. 

Falou ainda do grave problema do analfabetismo funcional e disse que é preciso que o município invista mais nas escolas e demais locais que possibilitam um melhor aprendizado como as bibliotecas por exemplo. 

FAMÍLIA: 

Disse que a importância da família está nos discursos, pois todos falam disso, mas faltam ações que valorizem a família. 

SECA: 

Disse que a seca é uma tristeza, mas porque não se preparar para isso? 

Dando um exemplo disso falou que em meados dos anos 50 o nordeste sofreu uma grande seca e morreram mais ou menos 5% da população. A partir de então os Estados do Ceará, Piauí e Paraíba começou a trabalhar sério essa questão, mas na Bahia nada aconteceu. Muitas vezes se justifica o problema como sendo da natureza. Sim, mas o homem pode se preparar e deu exemplos de países como o Japão que usa a inteligência para lidar com os problemas climáticos. 

“Por que durante a seca não se limpam os açudes? Tem que usar a inteligência e o coração. O nordeste pode se tornar um jardim. Há muita água subterrânea e isso tá acontecendo em Tucano onde há produção de uva. Tem que fazer com que as adutoras levem água para todos os lugares e a câmara deve fazer estudos dos problemas das cidades: gente, tem que sair das palavras...” 

JUVENTUDE: 

É preciso criar espaços para preencher as jornadas dos jovens: esporte, cultura, escola e trabalho. 

Sabe-se que de hoje para amanhã não podem fazer tudo, mas algo podem. 

Padre Jairo falou que tem contado com a Câmara e espera continuar contando para buscar atender as necessidades do povo. Enfatizou a parceria que existe e pediu que continue. 

Após os vereadores falarem, D. Ottorino disse que gostou de ouvi-los, mas enfatizou que não podem ficar parados. Disse ainda para não terem complexo de inferioridade. Essa mania de dizer que somos pobres está no DNA das pessoas e isso deve ser retirado: “A pobreza é mental”. “Pensar grande e pequeno gastam a mesma energia, então pensem grande”. Se os recursos são poucos, é preciso definir prioridades e dialogar com o povo. Dando o exemplo da Itália, disse que era pequena e foi destruída no final da 2ª Guerra Mundial, mas em 15 anos foi totalmente reconstituída. “É preciso usar a inteligência, não ficar parado, luitar, exigir, buscar”

Para encerrar agradeceu, convidou a todos a rezarem a Oração do Pai Nosso e deu a bênção aos presentes.




VISITA À SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, HOSPITAL E POSTO DE SAÚDE: 


A secretária, estando em congresso, foi representada pela Enfermeira Deniere. Esta apresentou as ações desenvolvidas pela equipe da Saúde na Família além de outros projetos. 

D. Ottorino, se dirigindo aos Agentes Comunitários, falou da confiança que as famílias têm neles e disse que até mesmo uma palavra, um incentivo valiam muito. Rezou com os funcionários, abençoo-os e em seguida foi conhecer as dependências do Hospital e do Posto de Saúde.


ENCONTRO COM PREFEITO E SECRETÁRIOS:


Na tarde do dia 14 de agosto de 2012, o Bispo D. Ottorino Assolare encontrou-se com o Prefeito Municipal José Dias Portugal e os secretários: José Raimundo Freitas - Sec. Municipal de Educação, José Nailton de Araujo – Sec. De Administração e a Srª Virlane Lima da Silva Mendonça representando a Sec. Municipal de Saúde. 

Inicialmente o Senhor Prefeito apresentou as dependências da prefeitura ao Bispo e em seguida foi feita as apresentações dos secretários e do pessoal que trabalha naquele setor. 

O Bispo questionou ao Prefeito quais os maiores problemas do município? José Dias Portugal apresentou a seca como principal problema que vem assolando o município. José Neres funcionário da prefeitura disse que há muitas ruas que precisam ser calçadas. 

O Bispo salientou que a seca é um fenômeno natural e que os homens precisam aprender a conviver com ela. 

Durval apresentou ao Bispo algumas ações que o município vem desenvolvendo em cambate a seca. 

D. Ottorino apresentou uma fala de Jucelino Kubichek, que diz o seguinte: “Se tivéssemos como captar todas as águas de chuvas no nordeste, o nordeste viraria um mar”. Ele disse que outros estados do nordeste fizeram muito bem isso e que a Bahia não tem investido para solucionar o problema da seca. Que só um açude no Ceará capta mais água de que todo o estado da Bahia. 

A Bahia e os municípios precisam investir e se preparar para combater o problema. 

O Bispo repetiu o que ele disse pela manhã na Câmara de Vereadores: pelo fato do município ser pequeno não devemos cruzar os braços e pensar pequeno. Ele disse que a ajuda europeia está escassa e que os europeus dizem que o Brasil é um dos países mais rico do planeta – o Bispo responde a eles que a riqueza do Brasil é mal distribuída e que existem milhões de pobres por aqui. 

Durval ressaltou que os municípios pequenos abaixo de 50 mil habitantes são esquecidos pelo governo. 

Nailton falou que a oposição não contribui para a melhoria do município. 

José Carlos Mendonça – Nego, ressaltou que o problema aqui não apenas a seca mas sim também a cerca, e que os recursos são poucos mas se bem distribuídos tudo seria melhor. Disse também que com a ligação das rodovias o município vai crescer mas que devemos aprender e lidar com os problemas que irão aparecer. 

O Bispo falou que a Itália está com um referendo para baixar os salários dos políticos, pois o país vem passando por uma crise a 3 anos. E que pensar pequeno e pensar grande gastamos a mesma energia. Então que pensemos grande. 

O Vice-prefeito Willian Gonçalves da Silva apresentou ao Bispo algumas ações desenvolvidas no município a exemplo da construção da creche que está sendo realizada no bairro das casas populares, a farmácia popular que será construída na cidade e as reformas dos PSFs existentes no município. 

José Carlos Mendonça – Nego, disse que as construções que estão sendo desenvolvidas no município vem ajudando a população mais pobres através de empregos indiretos e que os mesmos diminui a procura da prefeitura para pedir ajuda. 

O Bispo agradeceu pela acolhida e desejou a todos um bom trabalho para todos e para o povo. Para finalizar convidou a todos que juntos rezassem um Pai Nosso. 


Nego aproveitou a oportunidade e convidou a todos estarem presentes no encontro que o Bispo irá realizar com as famílias no salão do CRAS. 

Em seguida foi servido um lanche a todos os presentes do encontro.

VISITA AOS ENFERMOS 


Logo após ao encontro na Prefeitura o Bispo juntamente com a Ministra da Eucaristia Lucinea Gordiano Lima visitou o Srº Godofredo Fortunato Carneiro que se encontra enfermo em sua residência na rua Eliene D’arck. 

Ele finalizou a visita rezando um Pai Nosso e uma Ave Maria pedindo que alivie suas dores.

VISITA À COMUNIDADE DE MUMBUCA 


A pequena comunidade de Mumbuca recebeu o Bispo D. Ottorino cantando uma música de bem vindo construída pelos moradores. 

O Bispo saudou a todos os presentes e pediu desculpas pelo atraso. 

Em seguida a comunidade cantou outra música para agradecer a visita. 

Iniciando seus trabalhos o Bispo fez uma série de perguntas aos presentes a exemplo de: Quando foi construída a capela? Quantas famílias participavam das celebrações? como eles vivam na comunidade? Como faziam as celebrações? Se tem catequese na comunidade? Se as campanhas eram realizadas? Se todas as famílias eram casadas? Quem é o animador da comunidade? Dentre outras. 

O Bispo ressaltou da importância do dízimo para os trabalhos comunitários e que a comunidade precisa viver isso. 

Em seguida ele abriu um espaço para que as pessoas da comunidade fizessem perguntas a ele. 

O Bispo perguntou aos presentes quantas horas tem em uma semana? Temos 168 horas e a igreja nos pede que tiremos uma hora para Deus e que muitas vezes não fazemos isso. Que devemos ir para igreja por amor a Jesus Cristo e não pelo padre ou pelo celebrante. 

Ele disse também que os homens hoje não pensam na vida eterna, que só pensam nos prazeres do ter e do comprar. Que em poucos tempos arriscamos perder a eternidade. Conversem com seus filhos sobre a importância do amor e da vida eterna. 

Logo após ele convidou a todos os presentes para juntos cantarem o refrão da música: “O ressuscitado vive entre nós, amém aleluia!!” Ele pediu aos presentes que não se afastem de Jesus Cristo, pois ele é a resposta de tudo. 

Ele conversou com a criança Carla que ali estava presente perguntando em que escola estudava? Sua idade e o que ela tinha aprendido na escola hoje? 

O Padre Jairo pediu a d. Donga que falasse um pouco sobre sua comunidade o Buqueirão e ela pediu ajuda dizendo que uma andorinha só não faz verão. 

O Bispo falou da importância do casamento e da Graça de Deus para educar os filhos na fé. Ele comparou o casamento como a água e o vinho. 

Finalizando sua visita o Bispo convidou todos os presentes para juntos rezarem um Pai Nosso e uma Ave Maria. Em seguida entregou a D. Esmeralda uma lembrança sua para que fique registrado aquele momento na comunidade. 

A comunidade cantou outra música e em seguida foi servido um lanche com frutas a todos os presentes.

VISITA À COMUNIDADE DE FAZENDAS REUNIDAS 


Por volta das 18 horas o Bispo juntamente com a sua caravana se deslocou para a comunidade das Fazendas Reunidas, sendo recebido na residência do Senhor Carlito e D. Vera. Lá foi servido um café ao Bispo e os seus acompanhantes. 

Às 18:30 o bispo se deslocou para a capela para conhecer melhor a comunidade fazendo perguntas aos moradores sobre a mesma. No momento das perguntas uma moradora perguntou ao Bispo o que eles deveriam fazer para que os jovens participem da vida da igreja? 

O Bispo respondeu a ela e a todos os presentes que a primeira coisa a ser feita é os adultos dá o exemplo. Que quando os pais não são fies a igreja os filhos aprendem. Que as palavras voam mas o exemplo fica e ajuda a crescer. 

Ele disse que os pais dele sempre deu o exemplo de se ir às missas. Que se uma planta não tem raízes ela não cresce. O exemplo do pai é muito importante para os filhos. 

Ele questionou ao jovem Carlos Sergio quantas horas temos em uma semana? E lembrou que Deus nos pede apenas 1 hora para estarmos juntos dele e que ainda nos resta 167 horas para todas as outras coisas. 

O Bispo fez um breve relato da criação do homem e das primeiras escrituras da Bíblia. 

Deus quer que sejamos todos salvos mas Jesus nos dá a liberdade. Somos nós mesmos que escolhemos o caminho do céu ou do inferno. 

Depois do bate papo o bispo convidou a animadora da comunidade para receber uma lembrança sua para que fique registrado o encontro. 


Em seguida o bispo convidou a todos os presentes para juntos realizarem a celebração. 

A comentarista Vera apresentou as intenções da celebração que foram as seguintes: Pela paz em todas as famílias, por todas as almas e por todos os doentes. Ação de graças pela chuva e pela presença de D. Ottorino na comunidade. 

Em sua homilia o Bispo centralizou sua fala sobre a vida do Padre Maximiliano que se entregou para morrer no lugar de um pai de família que era inocente e do seu sofrimento. Que o mandamento do amor é a característica do cristão e sobre a vida de Santo Antônio padroeiro da comunidade. 


Ele disse que gosta de visitar as comunidades pequenas por que ali ele vê o amor, a vizinhança e a solidariedade entre as pessoas. Que os jovens rurais devem manter suas características e seu jeito simples para servir de exemplo para os outros. 

Após ao término da celebração a comunidade entoou outra música em forma agradecimento ao Bispo que dizia assim: 

1- Muito obrigado Dom Ottorino/ Te agradecemos de coração/ e pedimos para o senhor/ de Jesus Cristo proteção. 

Refrão: Bendito é aquele que vem/ em nome de Deus e do amor/ proclamando a vossa palavra/ e vivendo o teu reino, Senhor. 

2- Vieste de muito longe/ para viver sua missão/ para tomar conta deste rebanho/ e ensinar o que é vocação.

Confira as fotos da visita à Câmara Municipal:
(Clique nas imagens para ampliá-las)




Confira as fotos da visita à Sec. de Saúde, Hospital e Posto de Saúde:
(Clique nas imagens para ampliá-las)






Confira as fotos da visita à Prefeitura Municipal de Ichu:
(Clique nas imagens para ampliá-las)






Confira as fotos da visita às Comunidades de Mumbuca e Fazenda Reunidas:
(Clique nas imagens para ampliá-las)









































Cobertura da Visita à Câmara de Vereadores e Saúde: Geovana Márcia

Cobertura do Encontro com Prefeito e Secretários: Cristiano Reis e Otávio

Cobertura da Visita às Comunidades de Mumbuca e Faz. Reunidas: Cristiano Reis e Otávio

Um comentário:

  1. Parabéns à Pascon de Ichu pelo belíssimo acompanhamento da Visita Pastoral!
    Aproveitem este momento de Graça!

    ResponderExcluir