sábado, 9 de junho de 2012

FESTA DO PADROEIRO SANTO ANTONIO – TANQUINHO – BA


Ontem (08-06-12) a noite foi homenageada aos homens e a missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana Dom Itamar Vian. 



Utilizando o tema: Somos chamados a viver em comunhão, Dom Itamar nos diz que a história da humanidade é impressionante, sempre existiu brigas e guerras desde Caim e Abel até os dias atuais. Mais Jesus nos pediu para que nós amemos uns aos outros. 

E ele contou-nos uma história de um casal que celebrava 25 anos de casados e que nunca haviam brigado. Um dia o marido decidiu que iria brigar com a mulher e disse a ela: pegaremos um pão eu afirmo que o pão é meu e você diz que o pão é seu e vamos brigar. E o marido disse esse pão é meu e a mulher respondeu então coma e a briga nem chegou a começar. Isso é que é comunhão! 

Viver em paz não é concordar com tudo, mas discordar também não é brigar. Tem que haver diálogo para que não ocorra desentendimento. Jesus nos pede para vivermos a Comunhão e a Unidade. Ele compara a videira conosco, Ele é a videira e nós somos os ramos temos que estar sempre ligados a Igreja, pois se nos separarmos não produziremos frutos. 

Falando da vida de Santo Antônio ele nos ensina porque o Santo é considerado o Santo casamenteiro: porque antigamente os negros não poderiam casar-se com os brancos nem os pobres com os ricos. Mais ele usando a Unidade dos cristãos que foi o que aprendeu ainda jovem realizou vários casamentos unindo outras raças e classes sociais. Santo Antônio também se importava com os pobres e lutou do lado deles quando os grandes fazendeiros tomavam suas terras. 

Por que no dia de Santo Antônio se distribui pães? 

Um dia ao chegar na frente da igreja ele achou vários pobres famintos na calçada, então ele entro no convento dos frades e pegou todos os pães que tinha lá e deu aos pobres, quando os frades foram tomar café não encontrou nenhum pão e foram se queixar com seus superiores. O frade superior pediu para que fossem na dispensa e chegando lá os frades viram vários cestos cheios de pães. Esse foi um dos grandes milagres de Santo Antônio. 


E concluindo Dom Itamar pediu para os novos Ministros Extraordinários da Eucaristia que estavam se ordenando hoje e para os Ministros velhos que vivam a comunhão de Cristo, sendo discípulos e missionários em suas respectivas comunidades. 

Confira as fotos da missa:
(Clique nas imagens para ampliá-las)
















































Por: Heitor Santana
Fotos: Beatriz Oliveira e Cristiano Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário