quinta-feira, 7 de junho de 2012

FESTA DE CORPUS CHRISTI


Hoje celebramos a festa do corpo e sangue de Cristo que é o símbolo da unidade. Todos que se alimentam do corpo e sangue se tornam também símbolos dessa unidade, pois sendo alimentados por Jesus Cristo é que fortalecemos cada vez mais a nossa fé. 


Evangelho – Marcos 14, 12-16; 22-26 
Primeira Leitura – Êxodo 24, 3-8 
Segunda Leitura – Hebreus 9, 11-15 
Salmo 115 

A homilia de hoje é dividida em três partes. A primeira, como fundamento da caminhada é pela palavra de Deus que nos reunimos. A segunda, é que a igreja deve estar sempre inserida no contexto de nossa realidade. E a terceira, que é a necessidade de assumirmos nosso compromisso com Cristo. 


O corpo de Cristo é representado pelo pão, pois o trigo é o alimento essencial para todos os países, onde quer que seja no mundo existe pão. E o vinho representa o sangue, pois Jesus doou seu próprio sangue a humanidade. 

No antigo testamento era utilizado o sangue de animais como forma de purificação de nossos pecados. Já no novo testamento é utilizado também sangue, mas dessa vez é o sangue do próprio Cristo que é o Cordeiro Imolado. 

A festa de hoje está ligada também a festa instituição da Eucaristia que é realizada na Semana Santa como segue a tradição bíblica. Já a festa de hoje é fundada pela igreja. 

Na Eucaristia são apresentados vários milagres que são muito importantes para edificação de nossa fé e esses milagres são envolvidos por muitos mistérios que é o que nos faz estar sempre em sintonia com Cristo. 

A Eucaristia é o grande fundamento do cristianismo, esse cristianismo não é uma ideologia e sim uma forma de envolver o homem e a mulher com todo o seu ser em toda a plenitude. 

Quando Deus criou a humanidade, criou também 12 tribos para que a humanidade caminhasse unida, pena que muitos não aceitam a proposta de Deus. A unidade é possível desde que exista o respeito, pois a diferença torna-se bonita a festa da democracia. 

E concluindo Pe. Jairo nos diz que a Eucaristia símbolo da unidade nos proteja e nos abençoe de todo mal.

Confira as fotos:
(Clique nas imagens para ampliá-las)























Por: Heitor Santana
Fotos: Beatriz Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário