segunda-feira, 11 de junho de 2012

7ª NOITE EM LOUVOR A SANTO ANTÔNIO – COMUNIDADE DE BARRA

Na noite do dia 10 de junho de 2012 a Comunidade de Barra celebrou com muita fé, alegria e devoção a 7ª noite em louvor ao seu padroeiro – Santo Antônio. 



O Celebrante da noite foi o Ministro Antônio Gomes Carneiro, o Palestrante foi o Diretor da DIREC 12 de Serrinha – Bahia, o Srº José Jivaldo Oliveira, abordando o tema: A importância da vivência comunitária na formação dos sujeitos. Teve também como convidado especial o professor Edivan Carneiro de Almeida. 

José Jivaldo Oliveira fez a saudação inicial, saudando todas as mulheres referindo-se a sua mãe e em seguida fez uma saudação a todos os homens presentes saudando o senhor Batuca e em seguida ele saudou todos os familiares, amigos, parentes e convidados ali presentes. 


Prosseguindo ele questionou aos presentes: Como vejo minha comunidade? Dona Marcelina respondeu que está mais ou menos, Dona Aurelina disse que se sentia feliz. Jivaldo salientou que sempre gostou de andar com os mais velhos e que com isso o fazia a aprender. Ele relembrou que quando jovem foi convidado pelo professor Edivan Carneiro a participar de um encontro de jovens realizado no Colégio Santo Antônio na comunidade de Barra, sendo assim o seu inicio nos trabalhos em comunidades. 

Ele enfatizou que a capela da comunidade estava mais bonita e que isso é fruto da organização da comunidade e dos sujeitos e que a igreja também é um espaço de formação e aprendizagem. 

Pensar global e agir local – podemos ver e acompanhar todo o que se passa pelo mundo através do computador e da internet, mas o nosso agir precisa ser local. Um exemplo verídico disso foi uma reportagem exibida por uma grande emissora de TV sobre o Grupo de Mulheres de produção de popa, da comunidade de Barra que foi vista por milhares de pessoas e uma colega do Rio de Janeiro o telefonou emocionada. 

Usando Frei Beto como referencia ele falou do VER, CONHECER, JULGAR E O AGIR. 

Finalizando suas palavras, Jivaldo agradeceu a todos os amigos e familiares que o ajudaram na sua formação e em sua caminhada e enfatizou o seu Grande Mestre que foi o Padre Leopoldo Garcia Garcia. E encerrando pediu a Edivan que cantasse e tocasse a música: EU SOU FELIZ É NA COMUNIDADE, NA COMUNIDADE EU SOU FELIZ... 

Prosseguindo a celebração a comunidade fez seus pedidos através da Ladainha de Santo Antônio e o Ministro Antônio Gomes conduziu a celebração até o final 


Logo após a celebração aconteceu o momento de resgate e fortalecimento da cultura local com: queima de castelo, quebra pote, galinha gorda, forró da Marieta e queima de fogueira. 

Confira as fotos da noite:
(Clique nas imagens para ampliá-las)

















Por: Cristiano Reis
Fotos: Otávio Elvis

Nenhum comentário:

Postar um comentário