terça-feira, 8 de maio de 2012

PROJETO DE INTERVENÇÃO DA ESTUDANTE IRANETT SANTIAGO


Hoje dia 8/05/2012, foi realizado do auditório do CRAS o Projeto de Intervenção da estudante Iranett Santiago, discente do curso de Serviço Social, que teve como objetivo promover a reflexão das famílias dos idosos do Grupo Valiosidade e comunidade, acerca do Estatuto do Idoso e orientá-los para melhor cuidas desse público, reconhecendo seus valores, sentimentos, direitos e estabelecendo melhores relacionamentos interpessoais. 




Na abertura foi feito a oração do idoso, logo após a Psicóloga Tayse Lacerda falou que devemos adorar só a Deus, mas que aos humanos são dado a honra e toda honra do dia foi para Iran. Disse também que ninguém é insubstituível, pois cada um ocupa seu lugar na sociedade. 


Houve o momento da terapia comunitária com as terapeutas (Pedrina e Cássia). Começaram a terapia com uma breve história sobre o sentido da vida. 


Logo após foi pedido para que se formasse uma roda, cantando e dançando e encerrando com uma dinâmica que pedia para que todos enterrassem as coisas ruins e expressassem seus desejos pelas coisas boas. 

 
Deu-se início a palestra que foi dirigida pela Irmã Eliete de Feira de Santana, que teve como tema: Cuidadores de Idosos, Família e Comunidade. 

Ela agradeceu a Deus pelo dom da vida e enfatizou sobre a importância de cuidar e que para cuidar é preciso primeiro ter amor, carinho e respeito. Que temos que cuidar em primeiro lugar de nós mesmos, depois do nosso próximo e que para sermos bem cuidados precisamos nos exercitar, ter uma boa alimentação, passear, dançar, fotografar, contemplar o pôr do sol e namorar, buscando assim o nosso próprio cuidado. E que temos que agradecer a Deus pelo o que Ele tem preparado para nós a cada dia, que precisamos ser uma pedrinha, que precisa a cada dia ser lapidada. Que nossos idosos saiam do comodismo e que louvem ao Senhor pela sua idade, pela sua beleza, pois temos que amar hoje e sempre com todo entusiasmo, seja com passos de coelhos ou de tartarugas. 


Depois todos foram encaminhados para a área externa, onde foi feito um alongamento com o preparador físico Naumar, seguimos em direção ao Barracão em caminhada pelo respeito. Lá ocorreu uma homenagem a Iran e aos idosos, com a presença do coral AABB Comunidade de Conceição do Coité, trazidos pela Pedagoga e Psicanalista Clínica Paula Sampaio. 


Foram entregue rosas aos idosos distribuídas por Iran como forma de carinho e atenção. 

DEPOIMENTOS : 


O projeto de intervenção de Iran tem sido para a gente do grupo, principalmente para o CRAS, um aprendizado muito grande em saber que uma aluna que se destacou desde o início com suas apresentações e sua sensibilidade de não estar passando o que ela sabe para os idosos e sim, na verdade, fazer uma troca de conhecimentos. Não é o profissional, nem o estagiário que está ali, somente passando informações, como a televisão que não troca conhecimento, pois vivenciamos isso em cada um, porém cada um tem sua história de vida, tem um passado, vive num presente diferente ou com a mesma realidade do outro. Entendendo o próximo vamos nos entendendo também. 

(Marcia Porto, Assistente Social e Tutota de Campo de Iran) 


O projeto é importante porque fala do Estatuto do Idoso, das questões que trata dos idosos, das leis. Mas principalmente para conscientização de chamar a população para que tenha uma orientação no cuidado com o idoso, fazendo com que as famílias participem junto ao projeto. 

(Tayse Lacerda, Psicóloga do Município) 


A importância do projeto é fundamental porque valoriza a pessoa humana, como terminei de dizer que essa é a ultima etapa de existência dessa faixa etária, pois não existe uma outra, mas também não podemos dizer que é o fim e que vamos viver da qualquer jeito. O projeto quer dizer para a pessoa idosa que ela não precisa está na cadeira de balanço, porque ela é só para descanso e não para viver eternamente. A pessoa idosa tem que estar sempre em movimento, colocando toda sua sabedoria em prática, para mostrar aos jovens que é preciso preparar-se bem para que cheguem a essa idade “perfeito”, com integridade, com cuidado espiritual e físico, pois esse é o projeto que Deus tem para cada um de nós. 

(Irmã Eliete) 


A grande importância do projeto é a valorização do idoso e que eles tem um papel importante na sociedade, pois nós temos que valorizar o outro para sermos valorizados e vice-versa. 

Na minha futura vida profissional que estarei exercendo daqui à oito meses quando estarei Assistente Social. O projeto contribuiu muito com o Grupo Valiosidade e a equipe do CRAS, pois aprendi muito a questão de valorizar e respeitar o outro, e que não basta apenas viver sobre o idoso, tem que fazer com que ele seja inserido na comunidade. Então foi dessa forma que o projeto veio chamar a atenção do povo ichuense que o idoso não é aquele que vive isolado, que o idoso não usa mais pijama, ele tem que participar da sociedade de uma forma ou de outra. 

Para mim o projeto supriu todas as expectativas, pela quantidade de pessoas da comunidade que teve hoje com a gente: as escolas, o pessoal da capoeira, o coletivo de mulheres e os demais participantes. 

(Iranett Santiago, estudante do curso de Serviço Social) 

Confiram as fotos:
(Clique nas imagens para ampliá-las)




 



























Por: Heitor Santana
Fotos: Beatriz Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário