quarta-feira, 2 de maio de 2012

MISSA DIA 01 DE MAIO – SÃO JOSÉ OPERÁRIO


A missa desse dia primeiro de maio em homenagem a São José Operário foi de responsabilidade da Pastoral da Liturgia. 

Sendo São José Operário um homem justo, honesto e o escolhido para ser esposo da Mãe do Filho de Deus, a Igreja Cristã o venera e a Ele recorre nos momentos difíceis de seca, pedindo-lhe que com seu poder intercessor junto a Deus Pai ajude o povo vítima da seca a verem a terra ser molhada pela chuva que só o bom Deus é capaz de nos dá. 


E como a nossa região Semiárida baiana vive dias intensos e sofridos de seca, fomos convidados pela Igreja para, em procissão orarmos a Deus com a intercessão de São José e da Virgem Maria para que eles perdoem as nossas fraquezas, livre-nos do pecado e olhem por esta terra necessitada de chuva. No momento da procissão lembrou-se também daqueles que vivem a triste realidade do desemprego e a Eles recorremos pedindo por estas pessoas afinal hoje é o dia do Trabalhador, e não ter um trabalho não é uma realidade fácil. 


Quando iniciou a missa Pe. Jairo se direcionou aos fiéis ali presentes e fez um apelo: “Que oremos para que os trabalhadores sejam menos ingratos com Deus”. E nesse momento precisamos fazer uma análise do nosso comportamento para com os princípios deixados por Deus e as ações que estamos pondo em prática. Afinal Deus nos Fez a sua imagem e semelhança e essa é uma responsabilidade que jamais podemos esquecer. 

E para reflexão ficam as leituras do dia: 

A I leitura - Atos 11, 19-26 por Neide. 
O Salmo 89 cantado por Maia da Conceição; 
E o santo evangelho Mateus 13, 54-58- feita por Pe. Jairo. 

Refletindo as leituras do dia o Padre se retrata ao grande presente que Deus deu às pessoas – a capacidade de pensar, mas segundo ele isso não foi em vão, e sim porque Deus não queria que seus filhos fossem preguiçosos. E assim Pe. Jairo dá início á uma reflexão profunda sobre o trabalho e a importância deste em nossas vidas. 

O Padre também faz uma análise que deve ser relembrada aqui: Segundo ele as coisas da igreja servem de lição para o mundo. O dia 1º de maio é o Dia do Trabalhador e o Papa Pio XII declara esse dia, como dia de São José Operário, para dar uma lição, pois é no trabalho, na lida do dia-a-dia, que nos tornamos “santos”. 

E que essa oportunidade de nos santificarmos sirva para vivermos em comunhão e fraternidade uns com os outros. 

Do evangelho retiramos ainda a ignorância dos profetas de Jesus que não tinham fé e o Pároco nos alerta quanto a isso. Precisamos renovar o nosso sim a cada dia, pois Nossa Senhora quer que estejamos a serviço de Deus. 

Após a reflexão das leituras do dia, cantou-se a Ladainha em homenagem àquela que é Mãe Imaculada – Nossa Senhora. 

E deixamos aqui o convite para toda a comunidade: Não podemos esquecer o compromisso com Nossa Senhora neste mês Mariano. Rezas às 19:00 hs na Igreja.

Confira fotos da procissão e da Missa:
(Clique nas imagens para ampliá-las)







Por: Zaíra Gonçalves
Fotos: Pedro César

Nenhum comentário:

Postar um comentário