domingo, 1 de abril de 2012

MISSA DO DOMINGO DE RAMOS


Domingo de Ramos é o dia em que celebramos a "entrada triunfal" de Jesus em Jerusalém, exatamente uma semana antes da sua ressurreição (Mateus 21:1-11). 

Vale lembrar que este dia tem esse nome por causa dos ramos de palmeira que foram colocados na estrada enquanto Jesus montava no jumento em Jerusalém. 



E para marcar esta data tão importante, em nossa paróquia foi realizada a tradicional procissão onde os fiéis traziam ramos relembrando aquele momento. A saída da procissão foi do bairro do Cortiço rumo à igreja Sagrado Coração de Jesus tendo uma grande quantidade de católicos manifestando a sua fé. 


Ao chegar na igreja o Pároco fez elogios à comunidade e agradeceu pela realização da procissão e nos atentou quanto a palavra de Deus nesse período, sobre a preparação para oração, penitência e caridade. Relembrando o sofrimento de Jesus por nós. 

As leituras do dia foram: Mc 11, 1-10; Isaías 50, 4-7; Sl 21(22); Filipenses 2, 6-11 e Mc 15, 1-39. 

Na homilia Pe. Jairo faz uma reflexão muito forte sobre o sentido da Semana ser Santa, pois segundo ele, Deus deseja santificar a todos. E nos atenta que não há uma data fixa para esse momento, porque a igreja leva em consideração a tradição e o calendário lunar, enfatiza ainda que o dia deve ser secundário, segundo ele o importante é que esse fato histórico deve ser narrado para nós, através do evangelho de Marcos. 

Refletindo o Evangelho, o padre nos atenta sobre a maldade que hoje reina no mundo como consequência daquele ato de um povo sem fé que se deixou levar pelas palavras de Barrabás, soltaram-no e crucificaram Jesus. “Talvez esse seja o motivo de estarmos pagando com tantas maldades que existem hoje”. 

Do evangelho ainda o pároco chamou-nos atenção para o final onde diz “Na verdade este homem era filho de Deus” e nos alerta para não reconhecer isso apenas quando não tiver mais jeito. Interligado a isso ele reflete a passagem de Filipenses em que mesmo sendo filho de Deus, Jesus não se aproveita da situação e faz a sua parte, isso é um grande ensinamento que Ele nos deixa. 

No final da missa padre Jairo faz um apelo à sociedade sobre a Sexta-feira Santa, para que as pessoas reflitam o verdadeiro sentido desse dia, que vivam o momento de recolhimento, oração plena, penitência, caridade e que deixem o banquete para a festa da Ressurreição.

Confiram as fotos da missa:
(Clique nas fotos para amplia-las)












 































Nenhum comentário:

Postar um comentário