domingo, 29 de abril de 2012

MISSA DO 4° DOMINGO DA PÁSCOA



A missa do IV Domingo da Páscoa foi de responsabilidade do Terço dos Homens que fizeram-na ser muito marcante pela data especial que é. 

Neste dia: Quarto Domingo da Páscoa se comemora o Dia Mundial pelas vocações consagradas e o Dia do Bom Pastor. E Jesus como nosso bom pastor vem nos conduzindo, buscando sempre nos orientar, para que nos alimentemos de sua Palavra e do Pão da Vida. Cabe a nós segui-lo. 

E é refletindo um pouco sobre isso que o nosso Pároco, Pe. Jairo inicia a missa nos convidando a participar desse dia tão importante para as nossas vidas e afirma que “a salvação é a nossa esperança”. E se há salvação devemos andar no caminho que nos leve a ela. E esse caminho é Jesus. 


A entronização da palavra foi realizada pelo Terço dos homens: A Escritura Sagrada trazida por um deles – Euflázio, que representava Jesus, Edvaldo representou o bom pastor e trazia em seus braços uma ovelha de seu rebanho, duas crianças vieram à frente iluminando seus caminhos com a luz da vela e a equipe litúrgica cantava a música: Sou bom pastor, foi um momento muito singelo que emocionou os cristãos ali presentes. 

Para refletir o momento litúrgico em que nos encontramos tivemos algumas leituras que nos convidaram a isto: 


A I leitura - Atos 4, 8-12 por Evânio Cordeiro. 


O Salmo 117(118) cantado por Ailton; 


A II leitura - 1 João3, 1-2, realizada por Geilson Ferreira. 


E o santo evangelho João 10, 11-18- feita pelo seminarista Gildevan. 

Pe Jairo inicia a homilia afirmando que esse é o domingo mais bonito que temos, pois é nele que se retrata a missão do bom pastor que cuida do seu rebanho. E destaca três figuras na sociedade como bom pastor: 

1º - A família: Pai e mãe – que conduzem seus filhos; 
2º - Os governantes – são eleitos para conduzirem uma sociedade; 
3º - O Clero (em especial os párocos por estarem mais próximos do povo) – Que cuida dos cristãos. 

E nesse momento o padre relembra alguns fatos tristes que o nosso município viveu a exemplo: a chacina dos jovens na comunidade de Barra, e o desespero que muitos moradores passaram no tiroteio entre policiais e bandidos na madrugada do dia 28/04. Segundo ele isso tudo ocorre por irresponsabilidade daqueles que assumem o governo e pelo exagero de tantas festas. O roubo se torna um caminho mais fácil, apoderar-se daquilo que não é seu e colocar em risco a sua vida e a de tanta gente inocente. 

E para que analisemos os nossos atos Pe. Jairo deixa uma interrogação. De que forma estou exercendo o meu pastoreio? 

E semeia no coração dos adolescentes e jovens uma semente do despertar, do acordar para a vida em Cristo. Uma vida sem acomodação, onde o amor e a paz sejam condutores dessa relação, afinal a paz é um dos apelos deixados por Cristo na terra: “ A paz esteja convosco” . E por que esta paz não acontece? 

Porque temos nos acomodado e achamos que a vida que levamos é boa, não pensamos no outro e é isso que gera a discórdia. 

Onde fica o papel do bom pastor nesse mundo globalizado que vivemos? Falta-nos capacidade de administrar nossas famílias, nossos cidadãos, nossos cristãos. 

Padre Jairo nos convida a fazer com ele a oração inicial do dia: “Deus eterno e todo poderoso, conduzi-nos à comunhão das alegrias celestes, para que o rebanho possa atingir, apesar de sua fraqueza, a fortaleza do Pastor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo”.

E finda suas reflexões nos alertando: já que não é possível ter uma vida digna nesse mundo que busquemos a vida eterna, pois com Deus tudo é possível, basta que cada um, dê sua parcela de contribuição. E mostra a sua alegria de ter na missa a participação do Terço dos Homens, que para Ele é fruto de uma nova evangelização. Ao mesmo tempo que eles são pastores assumem o compromisso de ser rebanho. 

Esse é o retrato da comunidade que desejamos: “Homens que oram”. 

Depois da homilia tivemos a leitura das preces por Antônio Pio Carneiro, mais um membro do Terço dos Homens. 

Confira as fotos da missa:
(Clique na imagens para ampliá-las)


















Um comentário:

  1. Cristiano Reis e Geovana Marcia29 de abril de 2012 às 22:21

    Parabéns a equipe desta semana por essa belíssima cobertura.O texto foi muito profundo, nos levando refletir e a perceber a riqueza da Palavra de Deus.

    A descrição da homilia foi perfeita e isso ajuda a quem não teve a oportunidade de ouvir, a ser evangelizado por esse meio tão importante.

    ResponderExcluir