domingo, 8 de abril de 2012

GRANDE VIGÍLIA PASCAL


Após o silêncio reservado à meditação da Paixão e Morte de Cristo, chega enfim a noite triunfal! 

A solenidade da Vigília Pascal é vivida em nossa paróquia com toda a riqueza e beleza litúrgicas que lhe são próprias. 

Na 1ª PARTE tivemos a BÊNÇÃO DO FOGO que simboliza Cristo ressuscitado, a luz que ilumina todo o povo que vivia nas trevas do pecado. 

Nesta bênção temos a preparação do CÍRIO PASCAL onde é feita a incisão vertical e horizontal formando uma cruz com as palavras: Cristo, ontem e hoje; princípio e Fim; Alfa; e ômega; A ele o tempo; e a eternidade; a glória e o poder; pelos séculos sem fim. Amém! 

Após incensar o Círio o padre diz: Por suas chagas; suas chagas gloriosas; o cristo Senhor; nos proteja; e nos guarde. Amém! E ACENDE O CÍRIO PASCAL. 



Depois de acender o círio os fiéis foram acendendo suas velas e entrando na Igreja. O Padre entrou com o círio dizendo: EIS A LUZ DE CRISTO! E o povo respondendo: DEMOS GRAÇAS A DEUS! 


Houve então a PROCLAMAÇÃO DA PÁSCOA com o canto do EXULTE feito pelo casal Jorge e Conceição. 

2ª PARTE: LITURGIA DA PALAVRA: são 7 leituras e 7 salmos que que fazem um percurso sintético de toda a história da salvação de Deus para o homem, começando pela criação (1ª leitura), passando pela libertação da escravidão do Egito (3ª leitura) para culminar em Jesus, o crucificado, que uma vez ressuscitado vive para sempre (Evangelho), e de cuja morte ao pecado e vida nova para Deus participa o cristão pelo Batismo (leitura do apóstolo). 

3ª PARTE: LITURGIA BATISMAL: bênção da água, ladainha de Todos os Santos, Promessas Batismais, Profissão de Fé e Batizado. 

4ª PARTE: LITURGIA EUCARÍSTICA: oferendas, oração eucarística, oração do Pai-Nosso, oração pela paz, fração do Pão, Comunhão. 



Para encerrar de maneira ainda mais solene e festiva foi feita a PROCISSÃO DO CRISTO RESSUSCITADO presente na EUCARISTIA. 

Cristo nossa Páscoa, foi imolado! Aleluia! Glória a Cristo Rei, Ressuscitado! Aleluia!

Confiram as fotos da Grande Vigília Pascal:
(Clique nas fotos para amplia-las)


















































Nenhum comentário:

Postar um comentário