quinta-feira, 22 de março de 2012

REZE COM SEUS FILHOS


Por Julie McCarty 

Famílias católicas revelam suas técnicas para ensinar os filhos a rezar

Você reza com seus filhos? Com que frequência? Por que motivo? Rezar não deve ser uma atividade cotidiana. Assim como se alimentar bem, dormir bem e respirar ar puro são essenciais para o desenvolvimento físico das crianças, a oração é fundamental para seu crescimento espiritual. Existem muitas maneiras de incentivar as crianças a rezar: 

Fale de Deus de modo positivo

Mary Wurster (Califórnia, EUA), mãe de quatro filhos, sugere comentar sobre Jesus durante conversas do dia a dia. Por exemplo, pergunte: "Você sabia que Jesus tinha papai e mamãe, como você?". Ela destaca que é mais fácil para a criança entender sobre Jesus do que sobre Deus, que é muito abstrato. 

Comece de forma simples

Bart Tesoriero (Arizona, EUA), também pai de quatro filhos, aconselha: "Não force seus filhos a rezar um rosário inteiro ou a participar de uma Adoração do Santíssimo de uma hora. Dependendo da idade, reze com simplicidade". Comece toda noite e vá aumentando, gradualmente, até um mistério do Rosário (uma dezena). 

Use os cinco sentidos

Os católicos costumam rezar, usando elementos como velas, água-benta, imagens, música. Lita Friesen (Minnesota, EUA) e o marido, Mickey Friesen, pais de dois filhos, destacam que é importante trabalhar esses símbolos concretos. Eles organizaram diversas atividades de acordo com a época do ano. Durante o advento, acendem uma vela à noite e colocam as crianças para dormir escutando suaves músicas natalinas. Na Quinta-Feira Santa, eles lavam os pés uns dos outros (incluindo as patas do cachorro de estimação!), para lembrar o lava-pés. 

Torne a oração parte da rotina

A hora de comer e de dormir parecem ser as melhores para a família rezar junto. Mary Wurster conta que cantava músicas curtas de bênção antes de colocar os filhos na cama. Isso fez com que a hora de dormir se tornasse naturalmente um momento de oração quando as crianças cresceram. 

Seja flexível

Ainda que você queira ensinar a seus filhos uma postura adequada à oração, lembre-se de que eles ainda estão aprendendo. É melhor que eles rezem sentados no sofá ou deitados no chão, do que tentar mantê-los ajoelhados à força, criando resistência à oração, principalmente na adolescência, sugere Bart Tesoriero. Essa flexibilidade pode inclusive estimular a criatividade de seus filhos. Mickey Friesen um dia entrou na sala e viu sua filha, Chlo e, dançando. Quando ele perguntou o motivo da dança, ela respondeu com entusiasmo: "Este é meu jeito de rezar!". 

Aproveite momentos especiais para rezar

Os pais devem incentivar orações espontâneas, sempre que houver oportunidade. Mary Wurster diz que a família faz uma pequena oração quando ouve uma ambulância passando ou quando percebe que um dos filhos está com medo (assim, ele percebe que Jesus está próximo, mesmo quando a mãe ou o pai não estiverem por perto). Mickey Friesen sugere aos pais que comentem coisas como "Quelindo dia! Obrigado, Senhor!", quando estiver passeando com as crianças, e que rezem em momentos tristes, como ao visitar o túmulo de algum ente querido ou ao ver alguém ferido na televisão. Isso ajuda as crianças a perceberem que Deus está sempre com elas.


Fonte: Revista Ave Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário