quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA


I – O QUE É. 

A Renovação Carismática é uma corrente espiritual suscitada pelo Espírito Santo na Igreja, depois do Concílio Vaticano II. Da mesma forma com que os discípulos, reunidos no Cenáculo receberam “a força do Alto” (cf.At 1,8), hoje, esta experiência se repete nos grupos de que se reúnem para louvar e adorar a Deus, a proclamar Jesus como Senhor e a se abrirem aos carismas do Espírito Santo.
A Renovação Carismática tem como base de sua espiritualidade o batismo ou a efusão do Espírito Santo. O batismo no Espírito Santo é a graça de Pentecostes, que age no indivíduo e na comunidade para a santificação e missão.
Podemos distinguir a Renovação como espiritualidade e a Renovação como movimento. A Renovação como espiritualidade é um, derramamento das graças de Deus. A Renovação como movimento é um canal para que estas graças atinjam toda a comunidade, a Igreja e o mundo inteiro.
“Renovação Carismática é uma manifestação eloquente da vitalidade jovem e contínua da Igreja hoje, uma afirmação do que “ O Espírito está dizendo às Igrejas (At.2.7) a medida que nos aproximamos do encerramento do Segundo Milênio.”(J. Paulo 11 -1987)
-“ A Renovação Carismática é uma graça para a Igreja.”
- “A Igreja precisa dos carismas.” (J. Paulo 11, ao conselho Internacional da RCC. Abril de 1991) 

II - OBJETIVOS 

1. Promover uma conversão pessoal madura e contínua. 
2. Abertura a presença e ao poder do Espírito Santo.

Estas duas graças espirituais são geralmente experimentadas juntas no que chamamos de Batismo no Espírito Santo. 

O Batismo no Espírito Santo pertence aos sacramentos de iniciação cristã (Batismo – Crisma – Eucaristia) e fazia parte da iniciação cristã nas primeiras comunidades da Igreja. Assim, a Renovação Carismática, sendo um impulso do Espírito Santo para renovar a experiência de Pentecostes na Igreja hoje, é uma espiritualidade que está no coração da Igreja e pertence a toda a Igreja. 

A Igreja é essencialmente carismática. O Espírito Santo é uma alma da Igreja e impulsiona aqueles que nela estão inseridos para continuar a obra de Jesus no mundo. 

Jesus nos deu o Espírito Santo para esta missão. 

3. Incentivar o uso dos dons espirituais. 
4. Promover o trabalho de evangelização. 
5. Incentivar um crescimento contínuo em santidade. 
6. Incentivar inserção nas diversas pastorais. 
7. Promover o compromisso do leigo em seus campos de apostolado: na família, trabalho, ação social e política. 

III- ASPECTOS BÁSICOS 

A Renovação Carismática tem sido um movimento de transformação dentro da Igreja; com os seguintes aspectos básicos: 

1. Conversão 
2. Batismo no Espírito Santo 
3. Carismas 
4. Vida Sacramental 
5. Formação de comunidades 
6. Evangelização 

IV – DONS E CARISMAS 

Para cada um são distribuídos dons e serviços para a própria santificação e edificação da comunidade. (cf.1cor, 12 e Ef. 4, 11-13).
“Para exercer tal apostolado, o Espírito Santo confere dons peculiares aos fiéis (cf. Icor 12,7),”
“Distribuindo-os a todos, um por um, conforme quer” (I Cor 12,11 ), de maneira que cada qual segundo a graça que recebeu, também ponha a serviço de outrem e sejam eles próprios como bons dispensadores da graça multiforme de Deus”. (Ipr. 4,10 ) (Apostolicam Actuositatem nr. 3.). 

V – OS FRUTOS 

O Batismo no Espírito Santo não é um fim em si mesmo mas meio de santificação e preparação para a missão.
Produz frutos na vida pessoal e comunitária.
  • Aceitação de Jesus como Senhor
  • Oração pessoal diária
  • Adoração e louvor
  • Uso dos dons carismáticos
  • Leitura e estudo da Sagrada Escritura
  • Vivência dos frutos do Espírito Santo.(cf. G1. 5,22)
  • Vida sacramental
  • Conversão contínua
  • Perdão aos irmãos
  • Inserção em comunidades
  • Integração nos serviços e pastorais da Igreja
  • Serviço através dos ministérios de pregação, evangelização, música, cura, ação social e meios de comunicação.
  • Maior devolução a Maria Santíssima.
  • Testemunho de vida
  • Vocações sacerdotais. 

VI - GRUPOS DE ORAÇÃO 

A expressão mais característica da Renovação Carismática é o grupo de oração, onde se repete a experiência de Pentecostes, quando as pessoas se reúnem para louvar a Deus. Nos grupos de oração são manifestados os dons carismáticos e, através de cânticos, louvores, alegria, fraternidade e partilha de orações espontâneas.
O grupo é inspirado pelo Espírito Santo, movido pelo Espírito Santo e todos recebem graças em abundância.
Os grupos de oração devem Ter um núcleo para discernir, avaliar e orientar o grupo.Os grupos de oração constituem a célula básica da RCC e devem ser aprovados e pastoreados pelas Equipes Diocesanas de Serviço.
Somente através de uma experiência de Deus seremos verdadeiramente cristãos: esta chama-se batismo no Espírito Santo.
Em nossa Paróquia o grupo de Oração JESUS É NOSSA LUZ se reúne todo domingo ás 19:00 para experimentarmos as migalhas de Pentecostes. 

NOSSA HISTÓRIA 

Aos 18 ( dezoito ) dias do mês de outubro de 2009, às 17:00, no salão legionário, demos início ao Movimento da Renovação Carismática na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, com o apoio do Pe. Rones, a presença da coordenadora diocesana representada por Maria Luiza, Helena, Marta e Nete, que nos orientaram, animaram e incentivaram a formar o Grupo de Oração “JESUS É NOSSA LUZ.”Assim, com o coração alegre e desejoso de cumprir a missão que Jesus nos confiou iniciamos nossa caminhada.
Hoje com o apoio de Pe. Jairo, a graça e a misericórdia de Deus, completaram dois anos de caminhada, reconhecendo nossas limitações, mas também agradecendo os dons e os carismas que o Espírito Santo nos concedeu.
Assim, nos colocamos a disposição do Senhor e da Igreja.Que façam de nós seus instrumentos. Com a ajuda do Espírito Santo vencemos nossas limitações, quebramos as barreiras, aumentando nosso amor porque temos certeza que “ nada nos separará do amor de Deus” e assim proclamar mais um ano que “ JESUS É NOSSA LUZ “. 

QUEM SOMOS



COORDENADOR (a) - SERGIO
VICE – COORDENADOR (a) – MARILEIDE
MINISTÉRIO E SERVOS
PREGAÇÃO – SERGIO, MILENA E ANGELA
INTERCESÃO – MARILEIDE, DUCARMO, EDNA, MARIA DAS DORES
MÚSICA – NGLENA, VALNICE, VALDINEI, LUCIANO, INDIARA, MARIA DAS DORES
ACOLHIDA – MARIA DO SOCORRO, JOSEANE, UBIRACIARA
JOVEM – VALDINEI, MILENA E MARCELO 

E mais as ovelhas: ANAILDES, OLGA, ANEIDE, JOELMA, MARGARIDA, EDSON, VANESSA, MARLUCE, MEIRE, LARA, VILMA, CARLA, BERINHA, LUDNÉIA, MARIA BAGACINHO, CACILDA, CARMÉLIA, ZANE, ANA, IRÁ, CONCEIÇÃO, RITA, CLAUDENICE, NATALINA, JOSEANE, GERSINHO, CARLINHOS, ALIANDRA, ALTAMIRA, ANTONIA, JANE, MARLUCE, GONE, ANTONIO JOSÉ, JANELCI, JUCILENE, GILMARIA ZULEIDE, MARINEI, VILANE, LUCI, MIRA e outros que conduzido pelo Espírito Santo louva agradecem e oram pelas nossas necessidades e do mundo inteiro.






Enviado por: RCC - GRUPO DE ORAÇÃO JESUS É NOSSA LUZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário