sábado, 18 de agosto de 2018

CELEBRAÇÃO DO 19º DOMINGO DO TEMPO COMUM


Eu sou o pão que desceu do céu. 

Esse mês de agosto no Brasil é dedicado as vocações. Somos convidados a tomar consciência, da importância, do papel e da missão da nossa própria vocação na igreja e para o mundo. 

Vocação significa chamado ou chamamento; somos chamados a fazer algo, a realizar alguma coisa. E no aspecto religioso, vocação é o chamado que Deus dirige a cada um em particular para realizar e cumprir a sua vontade no mundo. E a vontade de Deus consiste que sejamos felizes naquilo que fazemos. Deus nos chama a felicidade, cada um na sua particularidade. Ele é o autor do chamamento e nós somos os destinatários destes chamados. 

Em cada domingo do mês de agosto tem nossa atenção, orações e preces dirigidas a uma vocação específica da igreja. No domingo passado, rezamos pelas vocações sacerdotais, pelos padre. Hoje nosso olhar se dirige as vocações das famílias, a vocação matrimonial e em especial ao dia dos pais. No próximo domingo somos convidados a rezar pela vocação dos consagrados religiosos e religiosas e no quarto domingo de agosto, somos convidados a rezas pelas vocações dos leigos e leigas, homens e mulheres que são chamados a ser sal da terra, luz no mundo e fermento na massa tanto na igreja, como na sociedade. 

Oremos hoje pela vocação da família. Aquela que é chamada de mãe do berço de todas as vocações. A família é a célula da sociedade e geradora de vida. Ela é santuário da vida e ninho do amor; é onde acontece as mais belas obras de artes criadas por Deus. A família é chamada a ser a igreja doméstica, lugar de encontro, de acolhida, de diálogo, de oração, de comunhão, de perdão, do respeito, da generosidade, lugar de gratidão e de serviço, do amor mutuo, lugar de amor doação, amor sem limite. Então nessa escola de Jesus, na dimensão da igreja doméstica, somos convidados a reflorescer no verdadeiro significado da família, onde cada um tem seu papel importante na vida familiar, e é nossa missão nos sentir família, nos comprometer com a família, acreditando no valor dela, defendendo-a do riscos, ameaças e perigos que ela enfrenta no dia a dia de sua caminhada. 

Somos convidados nessa semana nacional da família, que acontece em todo o Brasil, a rezar mais por nossas famílias, a amar mais a nossa própria família, só assim poderemos amor os outros. O amor que devemos levar ao mundo deve ser gerado, propagado e vivido dentro da família. Então nessa semana somos convidados a anuncia a beleza da família. 

Sabemos que nesse século XXI a família vem perdendo seus valores, a família está em crise, mas somos convidados a anunciar a beleza da família, mesmo diante do osbstáculos, pois seu significado e sua beleza supera a tudo isso e nós somos convidados nessa semana a anunciar o evangelho da família que é alegria para o mundo, e assim consiste o tema central para essa semana da família. 

O evangelho da família é alegria para o mundo. A beleza da família consiste numa família que não vive somente em palavras, mas vive com atitude, com testemunho de vida, fé esperança de amor dentro de sua própria casa para contagiar os outros. 

Uma família que sabe perdoar, que suporta a fragilidade do outro, que é paciente, que sabe dialogas e cultivar a fidelidade entre os membros dela, além de palavras, principalmente no testemunho de cada um. 

Papa Francisco, num documento que fala sobre a família, nos fala que: A alegria do amor que se vive em família e também o jubilo da igreja. Apesar dos numerosos sinais de crises nas famílias, o desejo de viver em família ainda permanece vivo entre a população. 

As palavras de Deus nos ajuda a viver a nossa vocação e nossa missão no mundo. Deus sustenta e anima a família no dia a dia com o pão da vida. 

Na primeira leitura, vimos Elias que recebe no deserto o pão do céu, para refazer as forças para continuar a sua missão. Nela encontramos o primeiro ensinamento: o pão que refaz as nossas forças, que sustenta, é o pão da Eucaristia, do respeito, do amor. 

Assim também vemos nas nossas histórias de vidas. As vezes que quisemos desanimar e Deus nos dá o pão da vida para levantar e comer, pois o caminho é longo e com fé seguimos nosso caminho tendo Jesus sempre ao nosso lado. Esse pão vindo do céu representa o Pão de Jesus em luz e esperanças, para fortalecidos chegarmos ao encontro com Deus, vivendo o bem para com o próximo. 

No evangelho Jesus se apresenta como o Pão vivo descido do Céu. Comer da carne de Cristo significa: acolher Jesus em nossas vidas, na imagem do outro, na imagem da família. 

Aos pais, Padre Gil deixou a mensagem: Pais não desanimem diante das dificuldades e dos conflitos deste mundo. Ser pai é uma missão sublime, é participar do maravilhoso mistério da criação; é iluminar o mundo com uma nova e insubstituível semente de vida; é testemunhar a esperança de um mundo melhor. O evangelho de hoje nos apresenta uma resposta que essa força que é Jesus que vem através do pão para nós. É alimentar a vida dos filhos através do pão material e espiritual. É saber gastar tempo com seus filhos, poder viver com eles cada momento, unindo os corações em todos os momentos bons ou ruins, respeitando, confiando, amando uns aos outros. Aos filhos ele falou que: Ter pai é saber descobri a presença de Cristo naquele que é responsável pelo progresso e felicidade da família. 

São José nos ensina sobretudo aos pais a viver sua missão e vocação em cuidar da família, uma missão tão linda e abençoada. 

Assim como a Sagrada Família, sejamos famílias de Deus, uma família onde os filhos encontrem paz e segurança, tão desejada e tão necessária para nossa vida. Que sejamos Sal na terra, luz no mundo e fermento na massa. Família que evangelizam, que dão sabor, que apresentam a luz a toda a sociedade. Feliz é a família que se alimenta com o pão da vida. Somos felizes porque estamos nessa eucaristia e que a Sagrada Família nos ajude e ilumine para que sigamos em frente com essa missão. 


Após a celebração aconteceu a benção e homenagem a todos os pais presentes, com sorteio de brindes.

Confira as fotos:
(Clique nas imagens para ampliá-las)
 





























Por: Cristian Leide

Nenhum comentário:

Postar um comentário