quinta-feira, 29 de junho de 2017

CELEBRAÇÃO DO 12º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Iniciando a homilia, Padre Gildivan nos lembra das dificuldades que os discípulos missionários encontraram ao serem fieis ao projeto de Deus. A meditação deste domingo nos aponta o profeta Jeremias, que enfrentou muitas adversidades e rejeições em sua missão, porém, nunca deixou de confiar em Deus e colocar Nele toda a sua confiança.

Na primeira leitura vimos a pessoa do profeta Jeremias, que mostra desde quando era menino e foi chamado a missão. Eu colocarei as minhas palavras em sua boca. O profeta é aquele que fala em nome de Deus. Do homem só tem a boca, mas a palavra é de Deus. Ele que continua convidando profetas que falem em nome dele, e que ao mesmo tempo apontem o caminho do Senhor e denunciem os caminhos que são contra o projeto de Deus. Mesmo sendo considerado o profeta da desgraça ele não parou de profetizar as palavras de Deus. E assim Jeremias se deixou ser levado pela fé e perseverança em Deus, não se desanimando com as perseguições, pois a recompensa vem de Deus

Por sua vez, o Evangelho deste dia nos assegura que a pessoa que em vida se coloca a favor de Jesus será por Ele defendido diante do Pai. A missão não é nossa e sim de Deus, Ele que é o dono do projeto e do mundo, somos apenas vozes da boa notícia.

Tanto nas leituras quanto no Evangelho, Jesus nos fala para não ter medo. E assim como Jeremias, deixamos nossas bocas falarem as palavras de Deus. Sejamos profetas e vivamos a Palavra de Deus sem nos preocupar com o que os outros pensam ou querem. Se estamos servindo a Deus, Ele sim nos recompensará com o que é bom. Não devemos caminhar como o mundo nos apresenta só por estarmos nele, devemos remar contra as correntezas e seguir o caminho de Deus.

O Evangelho nos fala dos discursos de Deus; O sermão da montanha, das parábolas de Mateus, a missão das comunidades e os discursos escatológicos. A messe é grande e poucos são os operário, e assim Deus escolhe os seus apóstolos e são enviados para os locais onde Deus queria ir, e nós somos esses apóstolos hoje.

A mensagem de Deus deve ser propagadas pelo mundo, não tenhamos medos de anunciar o Reino de Deus, os sinais de um tempo novo, da misericórdia. Não tenham medo, não se preocupe com o que comer ou vestir, pois Deus não desampara que serve a Ele. Devemos acreditar na providencia de Deus, pois Ele nunca esquece daqueles que segue seus projetos. Enquanto estamos cuidando das coisas de Deus, Ele está cuidando das nossas. O medo faz parte da condição humana, mas não demos nos deixar dominar por ele, e assim como Jesus não tenhamos medo de amar sem medida, de amar ao próximo, de viver a ética e a justiça e seguir a palavra de Deus e presença Dele em nossas vidas.

Quando o padre fala vão em paz e que deus vos acompanhe, não é o final da missa e sim uma propagação dela para durante toda a semana, pois devemos seguir com Ele todos os dias.

Por: Cristian Leide e João Ramos