domingo, 7 de maio de 2017

MISSA DO 4 DOMINGO DA PÁSCOA

A liturgia deste domingo nos fala da grandiosidade do mistério de nossa fé. Somos convidados a refletirmos sobre A VIDA DO BOM PASTOR. O Bom Pastor que conhece as suas ovelhas e as chama pelo nome. Assim, sempre no quarto domingo da Páscoa, somos convidados a refletirmos sobre a figura do Bom Pastor, à luz do Cristo vitorioso, presente e ativo no meio da comunidade dos fiéis, única porta de acesso ao Reino das Bem-aventuranças.

Jesus é o Bom Pastor, por isso Jesus não deixa, em tempo algum, nada faltar para as suas ovelhas. O próprio Senhor prometeu dar ao povo pastores dignos, corajosos, responsáveis, capazes de dar a sua vida em benefício de todos os fiéis. Jesus é apresentado no Evangelho como o BOM PASTOR enviado pelo Pai, para apascentar e pastorear o rebanho: “Eu sou o Bom pastor…. Eu dou a vida pelas ovelhas… nenhuma se perderá!”. Isso significa que o Bom Pastor tem que dar, se necessário, a sua vida pelas ovelhas que conhece e chama pelo nome.

TRECHOS DA HOMILIA

Nós vivemos a alegria do ressuscitado porque ele nos apresenta como o bom pastor.

O homem do campo sempre tem um olhar de cuidado...

Antes mesmo de a Bíblia ser escrita, já se tinha a atividade do pastor. Na Bíblia se tem vários exemplos de pastor: Davi, o anjo anunciou aos pastores o nascimento de Jesus.

O pastor cuida, olha e zela de seu rebanho e dá a sua vida e seu suor para dar a vida a suas ovelhas.

O pastor protege seu rebanho das feras e as ovelhas escuta a voz de seu pastor e a segue.

O Senhor é meu pastor que me conduz para as águas mais profundas.

O evangelho de hoje vem nos dizer que “Quem entra pela porta é Jesus que se apresenta como o bom pastor”. Jesus é a porta das ovelhas. Porque eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância.

O nosso modelo de vida de bom pastor não é o presidente, não é o governador, não é o prefeito, não são os vereadores. Nosso modelo de bom pastor é Jesus Cristo que nos conduz ao caminho de Deus.

Nós católicos aqui presente, somos convidados a sairmos e sermos bons pastores.

Precisamos nos dá o melhor de se para o outro.

Ser bom pastor é dizer sim e não na hora certa.

Aprendamos as virtudes de Jesus e assumamos com muita fé e amor as nossas pastorais.

O Papa pede aos sacerdotes para estarmos no meio de suas ovelhas e sentir o seu cheiro e que precisamos estar em 3 lugares: na frente das ovelhas para indicar o caminho, no meio para animar e encorajar e atrás para não perder nenhuma ovelha.

A igreja nos pede para rezarmos pelas vocações.

O Papa enviou uma mensagem, com o tema: “Impelidos pelo Espírito para a missão”. Gostaria de me deter na dimensão missionária da vocação cristã. Quem se deixou atrair pela voz de Deus e começou a seguir Jesus, rapidamente descobre dentro de si mesmo o desejo irreprimível de levar a Boa Nova aos irmãos, através da evangelização e do serviço na caridade.

Todos os cristãos são constituídos missionários do Evangelho. Com efeito, o discípulo que... é tocado e transformado pela alegria de se sentir amado por Deus, não pode guardar essa experiência apenas para si mesmo: “a alegria do Evangelho, que enche a vida da comunidade dos discípulos, é uma alegria missionária”.

Por: Cristiano Reis