quinta-feira, 13 de abril de 2017

QUARTA-FEIRA SANTA: PROCISSÃO DO ENCONTRO


Nesta quarta-feira aconteceu a Procissão do Encontro em nossa Paróquia. É um momento de reflexão e de muita piedade que marca o encontro doloroso da Virgem Maria com Seu Filho Jesus Cristo, carregando a cruz no caminho do Calvário. Revivemos e meditamos as dores da Mãe de Jesus desde o Seu nascimento até Sua morte.

Por volta das 19 horas da noite, homens e mulheres saíram em procissão pelas ruas da cidade até a Igreja Sagrado Coração de Jesus. Os homens iniciaram a caminhada em frente à residência de Neca e Mita. Já as mulheres saíram da residência de Nasci e Geraldo. 

No final da procissão foi um momento para meditarmos sobre as Sete Dores de Maria Santíssima. Crianças retrataram essas Sete Dores nos dias atuais representando as seguintes Marias: Nª Srª Desatadora dos Nós; Nª Sr. do Perpétuo Socorro, Nª Srª do Desterro, Nª Srª das Graças, Nª Sª das Dores, Nª Srª da Paz e Nª Srª Aparecida.

As dores de Maria Santíssima nos ensinam muito sobre a compaixão de Nossa Senhora por nós entregando seu Filho para a consumação do que foi destinado por Deus: Sua morte e ressurreição.


Logo após a procissão, houve a celebração da Santa Missa pelo Padre Gil. 

Trechos da reflexão lida sobre as Sete Dores de Maria Santíssima:

1ª. Dor - Apresentação de meu Filho no templo

Nesta primeira dor veremos como o coração de Maria Santíssima foi transpassado por uma espada, quando Simeão profetizou que o Filho dela seria a salvação de muitos, mas também serviria para ruína de outros. A virtude que aprendemos nesta dor é a da santa obediência. Sejamos obedientes aos superiores, porque são eles instrumentos de Deus. Quem, no decorrer de sua vida, não encontrou ou ainda enfrenta contrariedade? Tais problemas podem ser comparados aos nós: é preciso que sejam desatados para que possamos seguir adiante.

Nossa Senhora Desatadora dos Nós intercede por nós, para nos ajudar a eliminar todos os males e aflições que nos escravizam, dando-nos a verdadeira liberdade. Quando a obediência nos trouxer qualquer sacrifício, confiando em Deus, a Ele entreguemos nossas dores e apreensões, sofrendo de bom grado por amor. Obedeçamos não por motivos humanos, mas pelo amor Daquele que por nosso amor se fez obediente até a morte de Cruz. 

2ª. Dor - A fuga para o Egito

Irmãos, quando Jesus, Maria e José fugiram para o Egito, foi grande dor saber que desejavam matar o seu filho, aquele que trazia a salvação! Maria não se aflige pelas dificuldades em terras longínquas; mas por ver seu filho inocente perseguido, por ser o Redentor. Maria suportou o exílio por amor e por alegria por Deus fazer dela cooperadora do mistério da salvação. No exílio Maria sofreu provocações, mas as portas do Céu futuramente abriam para Maria. Esta dor nos ensina a aceitar as provocações do dia-a-dia com alegria de quem sofre para agradar a Deus. Esse agir e esse procedimento chamam-se santidade. No meio da dor sofrem os infelizes, entregam-se ao desespero, porque não têm a amizade divina, que traz paz e confiança em Deus. 

Lembremo-nos das mães que saem de seus países de origem para salvar as suas famílias, que assim como Nossa Senhora não hesita e enfrentam uma batalha na busca de salvação. Peçamos a Nossa Senhora do Perpetuo Socorro. A mãe nunca esquece o filho, que nunca as abandone ajudando-lhes nesse momento tão doloroso, onde muitas não sobrevivem a travessia.

3ª. Dor - Perda do Menino Jesus

Maria procurou Jesus por três dias. Maria tinha consciência de que Ele era o Messias prometido. Quando o encontrou no Templo, no meio dos doutores, ao dizer-lhe que havia deixado sua mãe três dias em aflição, ele respondeu-lhe: “Eu vim ao mundo para cuidar dos interesses de meu Pai, que está no Céu”. À esta resposta do meigo Jesus, Maria emudeceu e compreendeu que sendo o seu Filho, Homem e Deus, aquele que salva assim deveria proceder, submetendo a sua vida à vontade de Deus, que muitas vezes nos fere em proveito de nossos irmãos.

Assim como Nossa Senhora do Desterro, rezemos por aquelas mães que sofrem pelos desaparecimentos de seus filhos, que nossa Senhora Mãe de Deus ilumine o coração de cada uma, acalentando com seu amor para que possam suportar a dor até o reencontro. Os pais e mães que choram a perda regozijam-se, porque suas lágrimas um dia converter-se-ão em pérolas, como as de Maria Santíssima se converteram em favor da humanidade. 

4ª. Dor - Doloroso encontro no caminho do Calvário

Contemplemos e vejamos se há dor semelhante à dor de Maria Santíssima, quando se encontrou com seu divino Filho a caminho do Calvário, carregando uma pesada cruz e insultado como se fosse um criminoso. 'É preciso que o Filho de Deus seja esmagado para abrir as portas da mansão da paz!' Lembremo-nos de suas palavras e aceitemos a vontade do Altíssimo, nossa força em horas tão cruéis de nossa vida.

Ao encontrá-los, Jesus fitou os olhos em Maria e a fez compreender a dor de sua alma. Não pôde dizer-lhe em palavras, porém a fez compreender que era necessário que se unisse à Sua grande dor. Amados irmãos, a união da grande dor de Maria e Jesus nesse encontro tem sido a força de tantos mártires e de tantas mães aflitas!

Oremos pelas Mães que veem seus filhos sofrendo por doenças, que com um olhar tentam retirar a dor de seu filho e acolhê-los em seus braços tentando diminuir tamanha dor e através de suas orações a Nossa Senhora das Graças buscam a misericórdia e a cura de suas feridas humanas.

5ª. Dor - Aos pés da Cruz

Na meditação desta dor encontraremos consolo e força para nossas almas contra mil tentações e dificuldades e aprenderemos a ser fortes em todos os combates de nossa vida. Contemplemos Maria aos pés da Cruz, assistindo à morte de Jesus, com a alma e o coração transpassados com as mais cruéis dores! 

Depois de três horas de tormentosa agonia, Jesus morre, deixando Maria na mais negra escuridão! Assim como Nossa Senhora das Dores, sem duvidar um só instante, contida, aceitou a vontade de Deus e, no seu doloroso silêncio, entregou ao Pai sua imensa dor, pedindo, como Jesus, perdão para os criminosos. Entretanto, quem a confortou nessa hora angustiosa? Fazer a vontade de Deus foi o seu conforto; saber que o Céu foi aberto para todos os filhos foi seu consolo! Porque Maria também no Calvário foi provada com o abandono de toda consolação! Aprendamos a meditar muitas vezes esta dor, que ela nos dará força para sermos humildes: virtude amada de Deus e dos homens de boa vontade. 

6ª. Dor - Uma lança atravessa o Coração de Jesus

Com a alma imersa na mais profunda dor, Maria viu Longinus transpassar o coração de seu Filho, sem poder dizer uma palavra! Derramou muitas lágrimas... Só Deus pode compreender o martírio desta hora, na alma e no coração! Depois depositaram Jesus em seus braços, não cândido e belo como em Belém... Morto e chagado, parecendo mais um leproso do que aquele adorável e encantador menino, que tantas vezes apertara ao seu coração! 

Assim como muitas mães que perdem seus filhos para a violência do mundo, Nossa Senhora da Paz, ilumina o coração dessas famílias para suportar tamanha dor. Que nas guerras atuais (especialmente as drogas), sofrem com os martírios e através de Nossa Senhora da Paz encontram luz para soluções desses conflitos. Não nos esqueçamos de meditar esta imensa dor, quando nossa cruz estiver pesada. Nela encontraremos força para sofrer por amor a Jesus que sofreu na Cruz a mais infame das mortes.

7ª. Dor - Jesus é sepultado

Quanta dor padeceu Maria quando teve que ver sepultado seu Filho. A quanta humilhação seu Filho se sujeitou, deixando-se sepultar, sendo Ele o mesmo Deus! Por humildade, Jesus submeteu-se à própria sepultura, para depois, glorioso, ressuscitar dentre os mortos! Bem sabia Jesus o quanto Maria sofreria vendo-o sepultado; não a poupando, quis que Maria também fosse participante na sua infinita humilhação! A humildade não rebaixa o homem, pois Deus Se humilhou até à sepultura e não deixou de ser Deus. 

Lembremo-nos de Nossa Senhora Aparecida que através do pedido fiel de um escravo libertou-o das correntes que o prendiam ao cruel dono, e que até hoje homens e mulheres negros sofrem com a humilhação por sua cor e são discriminados. Apresentamos estas sete Dores de Maria, não para queixar somente, mas para mostrar as virtudes que devemos praticar, para um dia estar ao seu lado e ao lado de Jesus! 

Confira as fotos:
(Clique nas imagens para ampliá-las)






















 



 
 
 








 



Por: Ilka Myrele Perazzo
Fotos: Lhayanna Karolyna

Nenhum comentário:

Postar um comentário