domingo, 19 de março de 2017

MISSA DO 3º DOMINGO DA QUARESMA

"Essa Igreja, hoje, representa para nós, a pedra de onde jorra a água da vida"

• Primeira Leitura: Êxodo 17, 3-7
  • Segunda Leitura: Carta de São Paulo aos Romanos 5,1-2.5-8
  • Evangelho: Jo 4,5-15.19b-26.39a.40-42
No mesmo dia, em que a igreja dedica a São José (o qual a santa escritura o descreve como aquele que pratica a palavra de Deus, aquele que nos é modelo de obediência), a igreja celebra o dia do Senhor no III Domingo da quaresma. A missa foi cantada lindamente pelas crianças do coral “Filhos de Maria” e pelo terço das crianças

No inicio da celebração, Pe. Gil agradeceu a presença de todos na caminhada ao morro do Maxixe e agradeceu as bênçãos da chuva que nos acolheu na missa à São José. Fomos comparados ao povo Hebreu sedento de água, e nos foi dito que aquele domingo também seria dedicado ao Dízimo (Partilha, doação), como a Diocese celebraria.

A primeira leitura nos contou a travessia do povo Hebreu a caminho da libertação, a segunda nos falou da esperança, representando Jesus, não nos decepciona. No salmo aclamamos “Hoje não fecheis o vosso coração, mas ouvi a voz do Senhor!”.

Na homilia, Pe. Gil fez a abertura de sua fala convidando os fiéis a cantar “És agua viva, és vida nova”. Nos lembrou que, segundo a leitura, ÊXODO nos quer dizer “saída- saída para a libertação”, lembrando daquele povo que saiu trilhando o deserto na busca da salvação que vem de Deus, e a quaresma nos apresenta essa experimentação; Porém, como nem tudo é fácil, passamos por provações como no deserto (lugar de penitência, de chamamento a conversão).

Nesses 3 domingos que antecedem a semana santa, são propostos 3 temas: A água, a luz e a vida. Todos os 3, dizem respeito ao batismo, à nossa experiência de Batizados. “O elemento mais importante é a água, onde o povo Hebreu murmura, e Deus, como o pai da esperança, convence “Moises, com a vara que feristes o Rio Nilo, tocai a rocha. De la sairá a água que tomará para a vida”. Moises duvida, mas agiu com obediência. Nos apresenta o 1 ensinamento, que apesar das provações, é importante não se desesperar e sermos confiantes”.

Olhando para o evangelho, Pe. Gil, nos alerta o preconceito daquela época que tratava os samaritanos como impuros. Hoje em dia, já olhamos para homossexuais com preconceito, e como católicos devemos agir diferente. “ Se a igreja que é mãe, como nos diz Papa Francisco, e a sociedade já discrimina, o que será dessas pessoas?”. Finalizando, ele nos diz “ A samaritana recebe de Jesus a água viva e nós devemos procurar saciar nossa sede em Jesus, água viva. Somos convidados a sair mais alegres, pois não adianta se alimentar da eucaristia e voltar pra casa desanimados”.

Houve avisos, sorteio para os dizimistas aniversariantes do mês e cantou-se parabéns para os aniversariantes do dia.

Por: Taciana Carneiro