sexta-feira, 25 de março de 2016

QUINTA-FEIRA SANTA: CEIA DO SENHOR, PROCISSÃO DO FOGARÉU E VIGÍLIA

Com alegria nos reunimos para celebrar a Ceia do Senhor, fazendo memória da última refeição que Ele realizou com seus discípulos. Iniciamos o Tríduo Pascal, que tem como centro o grande mistério da nossa redenção: a paixão, morte e ressurreição de Jesus.

Na Quinta-feira Santa a Igreja Católica celebra a instituição do maior dos sacramentos, a Eucaristia, e o ministério do Sacerdócio.

A missa foi celebrada pelo Pe. João. A liturgia da palavra dessa noite nos fala de amor na I leitura Êxodo 12,1-8.11-14, no Salmo 115, na II leitura 1 Coríntios 11, 23-26 e no Evangelho segundo João 13, 1-15.

A palavra de Deus nos recorda a instituição do sacramento da Eucaristia em que Jesus se faz nosso alimento, dando-nos seu corpo “o Senhor Jesus tomou o pão e, depois de dar graças, partiu-o e disse: Isto é o meu Corpo que é dado por vós. Fazei isto em minha memória” e seu sangue “Do mesmo modo, depois da ceia, tomou também o cálice e disse: Este cálice é a nova aliança, em meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes, fazei isto em minha memória” (1 Co 11, 23-25). Eis aí a manifestação do seu amor por nós.

Na cerimônia do Lava-pés Jesus nos mostra o papel dos cristãos e da Igreja: o serviço, a humildade e o amor ao próximo. Jesus chama seus discípulos para o mistério sacerdotal quando fala “Compreendeis o que acabo de fazer? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz” (Jo 13, 12-15).

No final da celebração, os fiéis acompanharam o Pe. João e os ministros da Eucaristia em procissão pela igreja levando o Santíssimo Sacramento para ser adorado.

Logo após, uma parte dos fiéis seguiu pelas ruas da cidade em Procissão do Fogaréu e outros, principalmente as mulheres, ficaram em vigília no salão paroquial. A procissão do Fogaréu rememora a prisão de Jesus Cisto no Jardim das Oliveiras.

Após a benção final, algumas pessoas permaneceram no salão paroquial em vigília.

Por: Ilka Myrele Perazzo
Fotos: Lhayanna Karolyna