quarta-feira, 2 de março de 2016

MISSA DO 3º DOMINGO DA QUARESMA


A nossa fé tem que ser transformada em prática. Mostre a sua fé sem medo, mostre pela suas obras que são filhos e filhas amados por Deus.” 
Pe Rodrigo. 


Neste domingo a missa foi celebrada pelo Padre Rodrigo e teve como liturgia do dia as seguintes leituras: Primeira Leitura (Êx 3,1-8a.13-15) , Responsório (Sl 102), Segunda Leitura (1Cor 10,1-6.10-12) e o Evangelho (Lc 13,1-9) . 

No primeiro momento da homilia Padre Rodrigo iniciou com o canto “Perdoai-nos, ó Pai as nossas ofensas, como nós perdoamos quem nos ofendeu. Se eu não perdoar o meu irmão. O Senhor não me dá o seu perdão. Eu não julgo para não ser julgado. Perdoando é que serei perdoado ...”
São tantas coisas que Deus quer dizer para nós no dia de hoje. Vivemos em uma sociedade que está cada vez mais distante de Deus, que incentiva cada vez mais a falta de fé e de amor. Quantas vezes esquecemos da presença Dele em nossa vida e no nosso meio? Porém, em oposição a essas pessoas existem aquelas que querem fazer a vontade de Deus, que querem viver em aproximidade com Ele. É preciso ter um Deus sempre próximo de nós, que nos acompanha e está sempre conosco. Esse é o primeiro passo para se ter um encontro pessoal com Deus, como teve Moisés na primeira leitura. E essa vontade não está só em nós, está também em Deus que quer se encontrar conosco. 

Deus usa “iscas” nos dias de hoje para se encontrar conosco, Ele usa um Padre, um irmão, em homem ou em mulher, os mais necessitados, nos esforços e sacrifícios dos outros, que através da misericórdia de Deus impulsiona a fazer alguma coisa pelo outro. Quantas “iscas” Deus usa para chamar nossa atenção? 

A segunda Leitura e o Evangelho nos traz a reflexão da conversão, Deus nos chama a conversão, não sejamos como aqueles que fugiram do Egito, que viviam resmungando contra o Senhor, que tinha uma fé ritual, mas que na hora da prática se revelava contra Deus; não adianta nada vivermos o sacramento e não vivermos uma vida de conversão, de serviço e de amor ao próximo. A nossa fé tem que ser transformada em prática, “mostra a tua fé pelas obras”. É preciso ser misericordiosos como o Pai. Mostrem a sua fé sem medo, pelas obras, que são filhos e filhas amados por Deus. 

Quantas vezes pensamos que as pessoas que sofrem, sofrem porque são mais pecadoras do que outras, Jesus diz: “eu vos digo que não”. Porque todos precisamos de conversão e a cada dia viver a santidade. O Evangelho mostra esse exemplo de conversão quando o vinhateiro diz que é para cavar ao redor da figueira, regá-la, cuidar dela para ver se dar fruto; e Deus também faz isso conosco: cuida de nós, cuida da nossa fé para não desviarmos do caminho. Ele não nos castigas pelas nossas faltas, mas sim é paciente e espera a nossa conversão, pois não adianta vivermos todos os sacramentos e não nos convertemos. Quando sofremos com alguma coisa, pela nossas faltas, Deus não nos castiga, Ele é paciente e espera que os frutos da fé, os frutos da misericórdia que tanto o mundo precisa se revele em nós.


No final da celebração cantou parabéns aos aniversariantes do dia.

Confira as fotos:
(Clique nas imagens para ampliá-las)






















Por: Fernanda Carneiro
Fotos: Mariana Kaliny

Nenhum comentário:

Postar um comentário