sábado, 6 de fevereiro de 2016

8ª NOITE EM LOUVOR AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS


Tema: Senhor, que nossa casa seja vossa morada. 

Responsáveis: Pastoral da Legião de Maria e Apostolado da Oração 
Participantes: Senhor do Bonfim (Varjota) e Bairro VIII 
Convidados: Terra Nova Campo Alegre, Aroeira e Paróquia de Conceição do Coité. 
Entrada/Acolhida: Agueda, jovem formosa e inteligente, foi martirizada, no tempo do imperador Décio por não negar a fé. Seu culto propagou-se por toda a Igreja e seu nome foi incluído no Cânon Romano. É invocada contra as forças da natureza. 
Celebrante: Pe. Alessandro 
Frase Acolhida: A Graça do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com vocês. 


O primeiro versículo do Salmo diz “São perfeitos os caminhos do Senhor” tem haver com nosso tema e tem haver também com o que Deus criou para nós. Tudo que Deus criou é bom, até nós seres humanos somos bons também, o que tem de ruim em nossa sociedade não foi da criação de Deus. Se hoje temos esse mundo de morte e violência, fomos nós mesmo que provocamos. 

Papa Francisco diz “o homem é movido pela economia, pelo ter, e assim deixamos de acreditar na humildade, nas coisas simples, naquilo que é essencial. Desmatamos as nossas caatingas em busca do lucro, e aí provocamos o desequilíbrio na natureza. Período de muita seca e curtos períodos de chuvas com muita intensidade causando catástrofes. Nossas inconsequências com a natureza nos resta as consequências. 

Não foi Deus quem poluiu os rios, fomos nós com nossa falta de amor, pois quem não ama a criatura, não ama o criador. Portanto, quando não cuidamos da natureza estamos deixando de amar a Deus. Deus criou o homem e confiou a ele o poder de cuidar da sua criação, mas muitos de nós somos egoístas e pensamos em nós e esquecemos que devemos amar toda a criação cuidando da casa que é de todos, nosso planeta. Se a gente não implantar uma cultura de cuidado, o que será do amanhã? Temos que cuidar e esse cuidado começa com as coisas simples, plantar e cuidar de uma árvore, não poluir as nascentes dos rios... Fazendo relação do tema da noite com o evangelho, Pe Alessandro afirma, que muitos pessoas foram mortas em defesa do meio ambiente e que nós temos uma mania de que: quando alguém aponta os nossos erros nosso comportamento não é de tentar mudar e sim de querer eliminá-lo do nosso caminho e foi o que aconteceu com João Batista que foi morto por falar a verdade. Desmatar, queimar, poluir tem se tornado uma atitude tão banal que ninguém procura o padre pra confessar esse pecado. 

Finalizando elogiou a tema da festa, mas, nos alertou que essa discussão não deve ficar apenas na festa, devemos levar para o dia a dia nos comprometendo com projetos sociais que cuidam da vida. Devemos assumir sempre um compromisso de fé e vida. Pois, o que faz a diferença para o bem ou para o mal na vida do cristão são as suas atitudes. 

DEPOIMENTOS:

"Uma maravilha, a Via Sacra e o altar de Nossa Senhora do Carmo foram momentos marcantes." -  Pedro Henrique, Feira de Santana 

"Uma celebração maravilhosa, linda. A festa do sagrado Coração de Jesus está se superando e eu junto com minha comunidade parabenizamos a Paróquia Sagrado Coração de Jesus."  Paulo Alisson, Paróquia Bom Pastor – Serrinha 

"Uma festa bem organizada, uma manifestação do povo para consagrar o Coração de Jesus e Nossa Senhora do Carmo. E que essa festa possa continuar despertando o desejo de cuidado com a natureza, pois quem não ama a criatura, não ama o criador." - Pe Alessandro, Riachão do Jacuípe 

"Uma festa participativa que a cada dia vem evoluindo com o objetivo de fortalecer a fé e a nossa devoção." João de Deus, Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Bairro IX) 

"Muito importante como todas as outras, o tema chamou bastante atenção pois, falou sobre a natureza que serve para despertar nosso desejo do cuidado que devemos ter."Maria Julieta, Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Nova Esperança)

Confira as fotos:
(Clique nas imagens para ampliá-las)






































Por: Maria Benedita
Fotos: Andreissa Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário