segunda-feira, 4 de maio de 2015

MISSA DO 5º DOMINGO DA PÁSCOA


Cantai ao Senhor um canto novo, porque ele fez maravilhas; e revelou sua justiça diante das nações, aleluia! (Sl 97,1s)

Neste quinto domingo da Páscoa a liturgia vem com primeira leitura Atos dos Apóstolos 9,26-31, Salmo responsorial 21/22, segunda leitura do livro da 1ª carta de São João 3,18-24 e o Evangelho de João 15,1-8

Estamos no quinto domingo da Páscoa, tempo oportuno para lembrarmos da ressurreição do Senhor e durante esse período pascoal estamos ouvindo sempre a leitura de Atos dos Apóstolos que mostra como surgiu as primeiras comunidades dos cristãos. Nesses domingos nós ouvimos falar da figura de Paulo que antes era chamado de Saulo e que perseguia os cristãos, mas que foi seduzido pelo Senhor e passou a ser perseguido. Paulo queria tanto conhecer seus inimigos e conhecendo-os descobriu o amor tão grande no seu coração que ele não poderia mais continuar sendo a mesma pessoa, porque a gente só ama mesmo aquilo que a gente conhece. E até hoje em muitos países muitos cristão são perseguidos.

Na segunda leitura na carta de São João ele ensina que o verdadeiro amor é demonstrado através de obras e não de palavras. Dizer eu te amo é fácil, o difícil é amá-lo todos os dias, é permanecer no amor todos os dias e quem conhece a Deus permanece no amor, porque Deus é amor e esse é o maior desafio: permanecer amando. Nós somos alimentados de amor. é tanto que se em uma casa não se tem as condições para se viver bem mas se tem o amor não falta nada, porque o principal é o amor que alimenta. O pão sustenta a carne mas, o alimento que nós buscamos que é o amor, vem de Deus e Dele recebemos e transmitimos aos outros. E esse amor é como um copo cheio de água que transborda, a pessoa que tem muito amor é capaz de amar mais a todos que estão ao seu redor e esse amor vem de Deus que ama a todos e o amor que nós amamos nas pessoas vem Dele e atinge a todos que estão ao nosso redor.

O Evangelho nos diz que o ramo que permanece em mim e não dá fruto deve ser cortado e jogado fora. Jesus Cristo nunca fala eu sozinho ele sempre fala Eu e o Pai, porque nós precisamos uns dos outros, nós não podemos viver só. Jesus mostra isso quando Ele fala o Pai é o agricultor, vocês são os ramos e eu sou a videira e se o Pai não podar, não cuidar, a videira não dará uvas; por isso nós que somos cristãos precisamos podar muitas coisas em nossas vidas, assim iremos zelar de nós mesmos pela ação do Espírito Santo que habita em nós e nos ensina como viver. Precisamos viver sobre a poda de Deus e ter Ele sempre presente em nossa vida. Somente quando o ser humano busca a Deus, quando se alimenta de Deus é que encontramos sentido do existir. Porque recebemos de Deus a seiva da vida. 

Nesse Domingo Pascoal olhemos para o Senhor que quer fazer de nós essa videira, olhemos para Deus que vive e ressurgiu e nós também precisamos ressurgir com Ele. Deus vive e me quer também vivo para viver a Páscoa da ressurreição, a Páscoa do Senhor.


No final da celebração os aniversariantes da semana foram parabenizados e houve os avisos.

Confira as fotos:
(Clique nas images para ampliá-las)








Por: Fernanda Carneiro
Fotos: Camila Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário