domingo, 11 de janeiro de 2015

CELEBRAÇÃO DO BATISMO DO SENHOR

“Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”. (Mc 1, 8)

Neste domingo, 11 de janeiro, a Igreja celebra o batismo do Senhor.
A missa foi preparada pela pastoral Familiar e refletimos na I leitura Isaías 42,1-4. 6-7, o Salmo 28 (29), a II Leitura dos Atos dos Apóstolos 10, 34-38 e o Evangelho de Marcos 1, 7-11.

Durante a Homilia, Pe Rodrigo explanou que, embora Jesus foi batizado adulto, a Igreja celebra o batismo do Senhor logo após o Natal para nos mostrar que o Sacramento de iniciação da nossa fé deve ser oferecido logo ao nascer. O batismo não é só para apagar os pecados e para receber padrinhos, e sim, para nos tornarmos filhos de Deus, pois pecados voltamos a cometê-los e padrinhos um dia Deus leva, mas a condição de filho de Deus é pra sempre. Então, por que deixar pra depois o que você pode oferecer a um filho ao nascer?

Antes de ser batizado, a pessoa é criatura de Deus, mas isso não quer dizer que ela é menos amada por Deus. Deus não ama mais quem é batizado do que o outro que não é. Na II leitura da carta de São Pedro ouvimos que Deus não faz distinção de pessoas. O amor de Deus é o mesmo. No batismo assumimos a responsabilidade de ser filho de Deus e temos a missão de anunciar o Reino de Deus em nosso meio. Busquemos escolher bem os padrinhos, que sejam engajados na Igreja, que possam acompanhar seus filhos, que lhes auxiliem na caminhada da fé.

No evangelho de hoje, Jesus Cristo escuta de Deus uma palavra: este é o meu filho. Essa é uma manifestação: Deus fala, o Espírito Santo aparece visível através de uma pomba, e o filho está ali aparente, diante de nós. Assim a Santíssima Trindade se revela para nós, para dizer que o batismo que nós recebemos deve ser realizado em nome da Trindade. A Igreja católica aceita o batismo de outras religiões quando este é realizado em nome da Santíssima Trindade. Qualquer pessoa pode batizar, pois é na fé da pessoa que receberá o batismo ou de seus pais que ela será batizada. E o batismo não pode ser negado a ninguém, desde que esteja conforme à doutrina católica, tem que acreditar naquilo que nós professamos.

Finalizando, o Padre ressaltou que no batismo, o Espírito Santo desce como forma de pomba sob Jesus Cristo . Jesus Cristo não foi ungido com óleo, foi ungido com o Espírito Santo. A criação foi santificada para que nós pudéssemos ser santificados pela própria criação. Deus santificou as águas para que as águas nos santificassem. Tudo foi enchido do amor de Deus! Por isso a natureza é sagrada e devemos preservá-la.

Após a homilia, a comunidade presente renovou as promessas do batismo.

No final da missa como de costume foi cantado os parabéns para os aniversariantes da semana.

(Clique na imagens para ampliá-las)

Por: Camila Carneiro