terça-feira, 12 de agosto de 2014

MISSA DO XIX DOMINGO DO TEMPO COMUM



  • Primeira Leitura (1Rs 19,9a.11-13a)
  • Responsório (Sl 84)
  • Segunda Leitura (Rm 9,1-5)
  • Anúncio do Evangelho (Mt 14,22-33)

Todas as promessas de Deus se tornaram sim em Jesus Cristo e nele agora e para sempre sobe a Deus o nosso amém. 

Hoje estamos no 19 domingo do tempo comum no ano a, a primeira leitura narra o fato do profeta Elias se encontrar com Deus e qual é o exato momento em que Deus está presente. Durante as várias manifestações da natureza que provocam em nós medo, em nenhuma delas Deus está presente, é sumamente importante para aos leitores entender que a postura de Elias era de quem sabida que Deus não estaria nestas manifestações pois tinha intimidade com Ele, e quem tem intimidade com Deus sabe onde Ele se manifesta. 

O Evangelho falava do momento em que Jesus caminha sobre as águas, Pedro está sem fé e não reconhece Jesus andando por sobre as águas do mar, não somente Pedro mas todos os apóstolos não percebem a Jesus, o Deus vivo e encarnado que aparece aos discípulos e lhes pede para ter fé, pois naquele momento eles se deixaram levar pelo medo e não conseguiram enxergar a Deus. 

Algum momento na vida do ser humano isso acontece, onde os sentimentos de medo, dor, angustia são mais fortes do que a capacidade que o homem tem de encontrar-se com Deus. Santa Teresa d’Ávila diz: “quem a Deus tem nada falta”. E essa esperança-certeza acontece por causa da coragem que ela teve de enfrentar os momentos de provação em sua vida. Cada vez que alguém é corajoso e invoca a Deus nos momentos de dor e provação aprende a ter uma intimidade com Deus, crescer no diálogo e familiaridade com Ele. Não são os momentos de bonança e repouso que colocam em nós a certeza de estarmos com Deus, mas é na provocação que a fé aumenta e cresce. 

Para acreditar é preciso passar pelo provação, pois Jesus ordenou aos discípulos para irem pregar o Reino de Deus de dois em dois e quando voltaram a Jesus estavam maravilhados com as coisas que puderam ver, ouvir e fazer. 

A religião cristã não a religião do comodismo e da inércia infrutífera é escuta atenta da Palavra de Deus, da oração e da prática de testemunhar a Jesus Cristo. Nisso estamos realizando a nossa autêntica vocação de seguidores de Jesus. Não há barreiras que possam fazer Jesus parar com ele somos fortes, mas a maior alegria do Evangelho é fazer o que Cristo fez, dar a vida pela salvação de todos. Ir anunciando ao mundo as maravilhas do Senhor com o nosso testemunho, com a participação na vida da comunidade pois não existe cristianismo isolado sem uma comunidade de Fé, pois Jesus mesmo disse onde dois ou mais estiverem reunidos em meus nome eu estarei ai no meio deles. 

A prova real de ainda precisamos crescer é a falta de fé que temos na Igreja como pode um cristão perder a santa missa dominical sem um motivo justo, como saúde por exemplo, como pode um cristão iniciar a semana sem se alimentar do Corpo de Cristo, sem praticar o perdão, sem semear a paz, sem ajudar o semelhante, sem visitar os que sofrem. Um cristão de verdade não consegue iniciar bem o seu dia sem a presença de Deus em sua vida e sem ser presença de Deus na vida de outras pessoas. Precisamos rezar, voltarmo-nos para Deus e ter fé a cada dia de nossa vida passageira.

Confira as fotos:
(Clique nas imagens para ampliá-las)







Por: Andreissa Jesus
Homilia: Pe. Rodrigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário