domingo, 29 de junho de 2014

MISSA EM LOUVOR A SÃO PEDRO APÓSTOLO - COMUNIDADE SÃO PEDOR

Nos dias 26 a 28 de junho, a Comunidade de São Pedro, no Bairro Cortiço vem celebrando o Tríduo em louvor a São Pedro Padroeiro da Comunidade e dia 29 de junho aconteceu a Missa festiva.

O tema central do Tríduo foi “Com São Pedro caminhamos unidos para uma nova evangelização”.

Liturgia da missa festiva Primeira Leitura (At 12,1-11), Salmo (Sl 33), Segunda Leitura (2Tm 4,6-8.17-18) e Evangelho (Mt 16,13-19).

HOMILIA

A festa de hoje a igreja comemora São Pedro e São Paulo Apóstolos. São Pedro é o fundamento da igreja.

Na primeira leitura de Atos dos Apóstolos, o tema central que retiramos é o poder da oração. Ao saber que Pedro estava preso por Herodes a comunidade começou a orar, não ficou abatida, mas confiante em suas orações que Pedro seria libertado e o Senhor escuta as orações e manda que seus anjos vão libertá-los. O anjo diz a Pedro: “ levanta-te depressa, ponha teu cinto e tua capa e anda” ou seja, a oração, o nosso diálogo com Deus, gera em nós a força para caminhar, gera em nós a vontade em querer continuar vivendo no seguimento do Senhor, as pessoas que tem fé em Deus, as pessoas que rezam por outros que estão necessitadas elas não só sentem a presença de Deus como também essa força se torna uma corrente de oração onde todos são fortalecidos, não só quem recebe mas quem faz a oração. Isto fica claro na leitura de atos dos Apóstolos, Pedro foi presso porque testemunhou a fé em Jesus Cristo.

Todas as vezes que Deus agem em favor de alguém Ele usa essas palavras “levanta-te e anda”, Deus não nos dar a sua graça para ficamos parado, pelo contrário Ele capacita para que possamos continuar a missão na graça de Deus que é derramada em nossa vida levamos para os outros.

Na segunda Carta de São Paulo a Timóteo a grande frase dele é essa oração: “Combati o bom combate, guardei a fé, agora mereço receber a coroa que está reservada para mim, que o Senhor, justo juiz, me dará”, belíssima essa oração, depois de ter completado a sua jornada, vendo que estava próximo o seu martírio ele diz “eu completei a minha jornada”, chegará o dia também que nós completamos a nossa missão aqui na terra, no final da nossa vida precisamos fazer reflexões: Estamos caminhando para Deus ou para longe de Deus?

No Evangelho Jesus recebe a maior confissão de fé que Pedro pode fazer a Ele, mas esse mesmo que o negou, que fugiu é o mesmo que agora diz: “Senhor, Tu és o Messias, Tu és o Cristo Filho do Deus vivo”, assim Pedro faz maior confissão a Deus. Nós não sabemos o que fazemos, por mais que olhemos para a Eucaristia, por mais que rezemos, nós não conhecemos o poder de Deus a nossa pequenez não é capaz de compreender aquilo que a gente reza, o poder de Deus é infinito,que faz com que até o maior pecador se converta, a gente não é capaz de compreender a grandeza do poder de Deus.

No final da homilia Pe. Rodrigo pediu que a festa não termine com a celebração da missa e sim que continue nos corações de todos e pediu que rezemos pelo Papa, pelo ministérios dos apóstolos, para que a fé não morra mas que se difunda sobre a terra.

Depois da celebração o Pe. Rodrigo deu vivas a São Pedro, que foi aclamado com fé e alegria pelos fiéis.

Por: Fernanda Carneiro
Fotos: Camila Carneiro