domingo, 8 de junho de 2014

MISSA DE PENTECOSTES

Celebremos com muita alegria a solenidade de Pentecostes. O Espirito do Senhor desceu sobre nós e nos congregou na mesma fé e numa só família. O universo todo se renova com a presença do espirito criador e unificador, pelo qual formamos um único corpo em Cristo.

Na procissão de entrada, ascenderam ao Círio Pascal dizendo: Bendito sejais, Deus da vida, pela nossa vida e por esta luz que nos ilumina nas trevas. E entraram a bandeira do Divino e as sete velas compondo o minorar com os sete dons do Espirito Santo, enquanto foi lido o significados de cada um deles:

Sabedoria: o Espírito Santo nos concede este dom para que possamos entender e selecionar aquilo que é mais importante na nossa vida.

Inteligência: Não é apenas um dom humano de entender as coisas, é muito mais do que isso; é o dom de poder sentir a presença de Deus em todos nós.

Conselho: Este dom nos liga a Deus e, ao mesmo tempo, nos liga às outras pessoas, ajudando uns aos outros para trilhar no caminho de Deus.

Fortaleza: O dom da fortaleza nos permite ser fortes diante daquelas situações difíceis e de tudo aquilo que nos provoca e teima tirar de nós a nossa fé.

Ciência: o dom da ciência nos leva a um conhecimento mais aprofundado de Deus. O conhecimento das coisas de Deus não está apenas no nível intelectual, mas está no nível da vivência.

Piedade: dom que está relacionado com a misericórdia, ou seja, Deus quer nos fazer ter piedade e compaixão.

Temor de Deus: Não é o dom que nos leva a ter medo de Deus, mas é o dom que nos leva à adoração de Deus. A partir do momento em que eu conheço e busco a Deus, valorizo a sua presença em nós.

Crianças do Terço das Crianças entoaram uma sequência, onde pedíamos ao Espirito: consolo, descanso, os setes dons...

O Espirito Santo, no qual fomos batizados, motiva-nos a falar a linguagem do amor, compreensível a todos, e nos torna num único corpo unido. A Palavra renova nosso compromisso com Jesus e nos faz portadores da paz e do pecado.

Dando continuidade, representantes da Pastoral da Criança trouxeram a “luz” e a “Palavra”.

As leituras de Atos dos Apóstolos 2, 1-11 e a Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 12, 3-7.12-13 e o Evangelho de João 20, 19-23, falam-nos sobre o Espirito Santo e os seus sete dons.

Durante a homilia Padre Rodrigo nos fala que estamos encerrando o Tempo Pascal, de agora em diante vamos viver o tempo comum. O período de Pentecostes – 50 dias, da Quaresma até hoje.

Explicou que durante o ano litúrgico, usamos cores diferentes para cada período, explicou cada uma e quando é usada.

Branca: Resultado de todas as cores juntas, simboliza a pureza e a alegria. É usada em todas as festividades de Nosso Senhor (excetuadas as da Paixão), que é a Luz do mundo; nas festas de Nossa Senhora, dos anjos e dos santos não-mártires.

Verde: Simboliza a esperança. É adotada nos domingos que seguem a festa da Epifania, até à Setuagésima; e após o Pentecostes, até o Advento.

Vermelha: Simboliza o fogo do amor, da caridade ou do martírio. É adotada nas festividades do Espírito Santo da Santa Cruz e dos Santos Mártires.

Roxa: Simboliza a penitência e a contrição. Usa-se no tempo da Quaresma e do Advento.

Rosácea: Simboliza a alegria, dentro de um tempo destinado à penitência. Usa-se no 3º. domingo do Advento e no 4º. domingo da Quaresma.

Preta: Simboliza o luto, dor e tristeza. É usada na Sexta-feira Santa e nas Missas de defuntos, quando a Igreja chora, respectivamente, a morte de Nosso Senhor Jesus Cristo e a dos seus filhos espirituais. (Em desuso no Brasil.)

Falou-nos sobre a importância da festa de Pentecostes, que segundo alguns Padres, foi durante ela que a Igreja abriu suas portas. Explicou que as leituras foram escritas depois de 50 anos e por isso pode ocorrer algumas variações. Falou também que a Igreja é única, mas está presente em diferentes locais, usando várias línguas, mas com o mesmo significado e importância. O Espirito Santo nos usa como Ele quer, e que estejamos abertos para aceitar.

O Espirito Santo não tira o cansaço, a dor, Ele nos ensina a aprender a lidar e a vencer cada um. Que sejamos impulsionados a sempre levar o Evangelho a todos os cantos.

No final da celebração, convidou todos os aniversariantes para juntos cantamos os parabéns e logo em seguida tivemos o rito simbólico do apagar do círio, acompanhado do oração.

Por: Cristian Leide
Fotos: Lhayanna Karolina