sexta-feira, 9 de maio de 2014

MISSA DO 3º DOMINGO DA PÁSCOA

• Primeira Leitura: (At 2,14.22-33)
  • Responsório: (Sl 15)
  • Segunda Leitura: (1Pd 1,17-21)
  • Evangelho: (Lc 24,13-35)

Os discípulos de Emaús caminham tristes, lembrando-se de todos os acontecimentos que ocorreram em Israel por aqueles dias. Ainda estavam pesarosos com a Morte do Senhor Jesus e com todo o drama que fora a perda de Jesus no meio deles. No entanto, quando o próprio Jesus Ressuscitado se manifestou a eles, estes não foram capazes de O reconhecer. Seus olhos estavam vendados, como que cegos, a mente fechada, então eles não foram capazes de reconhecer a presença de Jesus no meio deles.

Deixe-me dizer uma coisa a você: assim acontece também com a nossa vida, muitas vezes, o próprio Senhor se manifesta a nós, se faz presente em nossa vida, Ele está no meio de nós, mas nós não somos capazes de reconhecê-Lo, porque nossos olhos estão fechados, nós estamos demasiadamente pesarosos, tristes, preocupados, tensos, nervosos. Estamos envoltos em nossos ressentimentos, em nossas mágoas, em nossas dores, em nossas paixões e nas nossas tristezas, de modo que os nossos olhos também se fecham e não somos capazes de reconhecer a presença de Jesus no meio de nós.

A pedagogia que Deus usa para abrir os nossos olhos é a mesma que Ele usou para com aqueles discípulos. O Senhor caminha conosco, primeiro para nos relembrar das Sagradas Escrituras, para abrir a nossa mente, para que nela entre a Palavra de Deus. A Palavra de Deus semeada em nosso coração, semeada em nossos pensamentos e em nossos sentimentos vai quebrando o que há de mais duro em nós, vai quebrando a nossa ignorância, a nossa resistência; vai amolecendo o nosso coração para que possamos na verdade encontrar o Senhor.

Cláudia foi a aniversariante do dia.

Por: Andreissa Jesus
Fotos: Ursula Santos