terça-feira, 18 de março de 2014

MISSA DO SEGUNDO DOMINGO DA QUARESMA

Nesta Eucaristia, o Senhor nos convoca para subir à montanha com ele e fazer a experiência de sua glória, sua transfiguração nos revela os rostos desfigurados de tantos irmãos e irmãs dignidade. A Páscoa de Cristo se manifesta nas comunidades que fazem brilhar no mundo a boa-nova do evangelho.

Estamos no segundo domingo da quaresma, nos preparando para vivermos com intensidade, a Páscoa do Senhor Jesus!

Neste tempo reflexivo, somos convidados a contemplar a luz de Cristo, para que possamos, iluminados por ela, viver a nossa realidade humana, dentro do plano de Deus, no respeito e no cuidado com a vida.

O Evangelho que a liturgia deste domingo coloca diante de nós, nos mostra a belíssima cena da transfiguração de Jesus!

“Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João e os levou a um lugar à parte, sobre uma montanha. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz.”

A transfiguração de Jesus, foi o prenúncio do seu retorno glorioso ao Pai, momento em que Ele apresenta aos discípulos uma pequena amostra do céu. A cena revela aos discípulos, a Sua intimidade com o Pai, assegurando-os da Sua ressurreição após Sua morte de cruz!

Na transfiguração, os discípulos Pedro, Tiago e João, puderam visualizar o encontro de Jesus com o Pai. A partir de então, eles, que andavam tristes, desapontados com as últimas revelações de Jesus, sobre a proximidade de sua morte, se encheram de alegria, com a certeza de que a vida e ação de Jesus, não terminaria com a sua morte.

Assim como Pedro desejou construir três tendas para que eles pudessem ficar no alto da montanha com Jesus, longe dos perigos e sem precisar batalhar a vida, nós também, certamente, desejaríamos o mesmo, essa pode ser a nossa grande tentação dos dias de hoje: buscar a nossa comodidade sem pensar no outro.

Rezar, ouvir e meditar a palavra, é muito bom, agrada muito a Deus, mas precisamos descer do alto da “montanha”, ir mais além, andar com os pés neste chão duro, com olhar sempre voltado para as margens do caminho, pois é lá, que estão os rostos desfigurados de tantos irmãos, que contam conosco para se transfigurarem!

Precisamos sair de nossas tendas, do nosso comodismo, descruzar os nossos braços, desvendar os nossos olhos e nos por à caminho, pois há muito o que fazer pelo o outro!

Ao final da Santa Missa foi catando parabéns para a aniversariante Lara e foi batizado o garoto Samuel Wendel.

Confira as fotos da Missa:

Por: Ursula Santos
Fotos: Andreissa Jesus