segunda-feira, 3 de março de 2014

MISSA DO  8º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO A


O profeta Isaías relembra ao povo que está se esquecendo do amor de Deus, o quanto Ele o ama e cuida de Israel. Por causa das perseguições e sofrimentos que o povo de Israel passa, brota nos seus corações este sentimento de abandono. O profeta Isaías faz questão de recordar a eles por maneiras humanas, e bem simples como é que pode ser comparado o amor de Deus, pelo seu povo afirmando: “Mesmo que uma mãe se esqueça de seu filho, mesmo assim Deus não poderia esquecer-se do seu povo. Novamente as leituras nos indica que Deus é sempre fiel”.

São Paulo adverte aos Coríntios que a vida dos cristãos deve ser lembrada como ministros de Cristo e nada mais. Possivelmente na comunidade havia divisões entre grupos, e Paulo os relembra que eles são servidores de Cristo e não de si mesmos. Alguns da comunidade estavam julgando a São Paulo e ele se defende dizendo não se preocupar com os julgamentos e ofensas feitas pelos próprios irmãos da comunidade ou por pessoas fora da comunidade. Pois sua consciência não o acusava, apesar disso ele desejava ser julgado pelo Senhor. Essa precisa ser a nossa segurança, e nosso modo de agir, ou seja, sem julgamentos, pois o único que pode julgar é o Senhor. Ele pede ao povo que tenha paciência e espere a vinda do Senhor, pois somente ele poderá inocentar os justos e condenar os injustos.

A fim de que o nosso autêntico louvor seja dirigido a Deus, portanto o maior louvor a Deus é ter uma vida justa e vivida na condição de discípulo, de servo do Senhor e nada mais. Jesus no Evangelho pede ao povo para não se preocupar com as coisas secundárias, e sim com o que é mais importante, o Reino de Deus e a sua justiça. A vida em Cristo deve elevar nosso pensamento para coisas mais importantes, que nos edificam para a vida verdadeira e a vida eterna.

Há no coração de todo ser humano a busca de Deus, mas ele se vê dividido entre esse chamado de viver com Deus e o outro desafio de ter que abandonar suas ambições contrárias ao projeto de Deus.

Não é difícil ouvirmos pessoas dizendo que não foram à missa por causa do trabalho, não quero dizer que o trabalho é algo ruim, não significa isso, mas que há um momento para tudo, inclusive para o seu compromisso com Deus e esse compromisso não pode ser facultativo, ou seja, quando houver tempo. É necessário amar aquilo que se reza e para amar é necessário conhecer, do contrário a vida religiosa se torna um fardo.

A preocupação excessiva gera ansiedade e isso produz estresse, percebamos que o Evangelho é muito oportuno para o tempo em que vivemos, onde a frase mais ouvida é não tenho tempo. Nessa corrida de atrás de bens materiais podemos nos perder e não encontrar mais a saída para a felicidade. O Salmo 23 nos ajuda a entender perfeitamente que Deus cuida de nós, conduzindo a pastagens verdejantes e a fontes bem tranquilas.

Ele é nosso Pastor não e não temos outro, nos abandonemos nas mãos de Deus e todas as nossas preocupações e angustias desaparecerão. Nós dependemos de Deus, somos totalmente dependentes dEle e do seu amor para descansarmos em seus braços acolhedores de Pai. 

A Carta de São Paulo aos Coríntios, nos fala que a comunidade de Coríntio era pequena e São Paulo escrevia para eles! Eram pouco mais de cinquenta pessoas. São Paulo percebeu que ali existia um que não queria ser servidor, mas sim, "O Senhor".

"A minha maior vocação é levar almas à Deus, eu sou o administrador da Paróquia de Ichu, mas, sou também administrador de pessoas que tenho que levar à Cristo.

Quando não somos servidores, acabamos à julgar nossos irmãos. O bom é deitar e ter a consciência tranquila, sendo um bom administrador na minha vida particular e na igreja, em projetos que Jesus nos confia." . (Pe. Rodrigo)

No Evangelho, Jesus faz várias comparações, vejam os lírios do campo, os pássaros dos céus, nem Salomão com tanta riqueza, não conseguiu ser tão belo quanto eles.

Por isso, devemos viver para Deus e para isso, devemos participar do Santo Sacrifício da missa. Aqueles que não têm tempo de ir no domingo, que arranje outro dia para participar.

Devemos viver praticando justiça, não desfazendo dos outros, nem julgando. O reino de Deus não é comida, nem bebida e sim, alegria e paz.

Se praticamos a justiça e a paz estamos vivendo o Reino de Deus.

O Padre ainda menciona: 

"O momento da quaresma deve ser um grande dia em que devemos refletir a minha vida de fé" [...]

"A fidelidade ao Senhor, deve ser provada e comprovada"[...]

"Devemos deixar de ser católicos light, que é aquele com pouca fé"[...]

"Diante da dor, as vezes podemos fazer a mesma coisa que o povo de Sião fez, nos afastarmos do Senhor" [...]

"Vamos fazer o uso de nossa memória: quantas batalhas nós vencemos?! Será que nosso Deus se esqueceu de nós?" [...]

"Aquele que permanece fiel com Deus, já tem seu lugar com Ele"[...]

"Se nós permanecermos fiéis com Ele, Ele permanece fiel conosco" [...]

"Não se esqueças que somos seguidores de Cristo"[...]

"O louvor, cada um receberá de Deus o que tiver merecido" [...]

"Deus não deixa faltar o alimento dos animais, será, que deixará faltar o nosso, que somos filho dEle?"[...]

"E no final receberemos a glória que nos foi reservada"[...]

"Não precisa ser católico demais, nem ser religioso demais. Basta ter FÉ!" [...]


Guilherme e José Raimundo, serão seminaristas em nossa Paróquia, durante o ano de 2014.

Confira as fotos da Missa:
(Clique nas imagens para ampliá-las)










Texto por: Andreissa Jesus e Heitor Sant'Ana
Fotos: Heitor Sant'Ana

Nenhum comentário:

Postar um comentário