sexta-feira, 13 de setembro de 2013

1º DIA DO TRÍDUO EM LOUVOR AO SENHOR DO BONFIM NA COMUNIDADE DE VARJOTA

Tema: Inspirados pela graça de Deus sejamos anunciadores da palavra.Os convidados da noite foram: Pastoral da Liturgia, PASCOM, Dízimo, Pastoral da Pessoa Idosa, Legião de Maria, Apostolado da Oração.
Comunidades que se fizeram presentes: Calumbí, Ritirinho, Canavial, Praianos, Malhada do Alto, Cajueiro, Subaé, São Pedro e Mato Grosso.
Palestrante da noite: Professora Dalva

Celebração da Palavra

A Celebração da Palavra foi dirigida pelo Ministro da Eucaristia Antônio Gomes Carneiro.
As leituras da noite foram: I leitura Colossenses 3, 12-17, Salmo 150, Evangelho Lucas 6, 27-38.
A palestrante da noite Professora Dalva falou sobre o tema.

Palestra

Estamos louvando ao Senhor do Bonfim que é o mesmo Cristo, o Messias, o Emanuel, são muitos os nomes dado ao filho de Deus o Salvador.

O que é fé para nós? Na concepção da igreja, fé é a resposta de Deus, que nos dar a capacidade de interpretar o que cada um de nós crê. É através dos fatos que a fé se revela. Deus se revela na verdade. Ter fé não é só está dentro da igreja (templo), precisamos ser igreja viva, para rezar não precisamos de um templo e sim do nosso coração.

Sobre o sub-tema de hoje fica claro que todos nós somos anunciadores do evangelho, pois somos batizados, temos fé e devemos testemunhá-la. Jesus diz que a colheita é grande e pouco são os operários, por isso, Ele continua chamando todos a evangelizar, estamos aqui hoje porque fomos convidados.

A igreja de Deus contempla a todos desde criança ao idoso, a Pastoral da Pessoa Idosa tem a missão de levar a evangelização para os idosos, nós temos que levar o evangelho para todas as pessoas.

A proposta que Jesus quer de nós estar explicita na Parábola do Bom Samaritano, devemos cuidar do próximo sem olhar a quem, assim como fez o bom samaritano, cuidou daquele que era considerado seu inimigo. E quem é o próximo? O próximo não é aquele que só estar perto de nós, o meu próximo é quem necessita de mim.

No evangelho de hoje falou sobre o amor e o perdão, assim, como o Primeiro Mandamento nos diz: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a si mesmo. Deixo para todos vocês duas perguntas para levar para casa e refletir: Quem é o meu próximo? O que você faz para se tornar próximo do outro?

Como cristão devemos ir em busca do nosso próximo mesmo aquele que temos alguma desavença, pois, como diz Pe. Jairo “Eu estou fazendo a minha parte quem quiser que faça a sua!”.

Após a pregação da palestra houve a Ladainha ao Senhor do Bonfim.

No final foram distribuídos lembranças para todos os convidados, representante de comunidade, palestrante e celebrante da noite.

Confira as fotos do 1º dia:

Por: Fernanda Dádiva
Fotos Júlia Karina