domingo, 11 de agosto de 2013

MISSA DO XIX DOMINGO DO TEMPO COMUM - DIA DOS PAIS E INÍCIO DA SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA

Cantando o refrão “Família xodó de Deus. É a menina dos olhos de Deus. Família xodó de Deus”, os membros da Pastoral da Família da nossa paróquia adentraram à igreja do Sagrado coração de Jesus para dar início às atividades da SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA, celebrando a Sagrada Liturgia.

Nesta liturgia também foram acolhidas as crianças Samuel e João Vitor para receberem o sacramento do Batismo.

Com o alerta para nos mantermos em vigilância e percebermos o Reino de Deus como um tesouro, as leituras foram proclamadas por Cristiano (livro da Sabedoria 18, 6-9), Antonio Pio (Salmo 32), Adailton (Hebreus 11, 1-2. 8-19).

Iniciando a homilia Padre Jairo disse que a Palavra de Deus sempre procura ficar cada vez mais perto de nós e nos convida a estar atentos e vigilantes. No ano da fé somos também convidados a acreditar e a igreja nos chama a viver neste mês de agosto, o mês das vocações.

Para falar do tema da Semana Nacional da Família, Padre Jairo convidou Auristela para dar prosseguimento à homilia.

Falando do tema central da Semana da Família, Auristela disse que a família é a igreja doméstica e é lá que a criança deve aprender desde o ventre materno a linguagem do amor. Os pais são os primeiros mestres e com eles os filhos aprendem a ser pessoas e cristãos.

É na família que se abrem as portas do perdão, do amor, da fé. A fé não é separada da vida. A família que vive isso participa dessa missão.

A família é o lugar por excelência para se aprender os valores humanos e cristãos. Como estamos vivendo essa fé? E em quem está alicerçada nossa fé?

Auristela chamou a atenção dos pais para o incentivo às novelas, jogos eletrônicos, as redes sociais. “Podemos estar criando pequenos monstrengos”.

Crianças que crescem e não veem seus pais se amarem, se respeitarem e sem serem fieis, não saberão amar, respeitar, ser fiel.

Crianças que crescem sem participar das celebrações eucarísticas, não saberão amar a eucaristia, sem ver gestos de solidariedade não saberão ajudar ninguém.

Devemos repensar seriamente a nossa forma de agir e educar nosso+ filhos de vermos qual riqueza queremos deixar para eles.

As leituras de hoje nos pedem para sermos vigilantes porque não sabemos do+ amanhã. O Pai nos oferece um Reino que ladrão não rouba e a traça não corrói.

Não nos preocupemos tanto em fazer de nossos filhos doutores nas universidades e nem de deixarmos terras ou outros bens materiais. È preciso deixar um tesouro mais precioso: JESU CRISTO. Esse tesouro sim, precisamos deixar plantado no coração de nossos filhos.

Que vocês pais, saibam conduzir seus filhos nos caminhos do bem.

Antes da oração do PAI NOSSO, Padre Jairo fez uma prece por todos os estudantes já que hoje a sociedade comemora seu dia.

No final da celebração, a Pastoral da Família fez a oração dos pais e sorteou três brindes para homenagear os pais presentes em nome da Pastoral do Dízimo da Paróquia.

Houve a conclusão dos batizados e homenagem para os aniversariantes da semana: Antonio Pio, Natália, Edinha e a mãe de Samuel.

A Pastoral da Liturgia também homenageou os Pais.

Confira as fotos da Missa:

Por: Geovana Márcia
Fotos: Lylian Gabriele