quinta-feira, 29 de novembro de 2012

7ª ASSEMBLEIA PASTORAL DIOCESANA


Nos dias 23 e 24 de novembro aconteceu em Serrinha (Chácara santa Tereza) a 7ª Assembleia Pastoral Diocesana contando com a presença dos padres, diáconos, seminaristas, leigos e o Bispo D. Ottorino Assolari. 

Da nossa paróquia participaram: Padre Jairo, Geovana e Pepa. 

DIA 23 (tarde e noite) 

A celebração de abertura foi muito bonita com a oração da Hora Média, em seguida a acolhida, saudação e apresentação dos presentes por paróquias. 


D. Ottorino fez uma análise da Diocese a partir das visitas pastorais que realizou até o momento e destacou 6 pontos: 

MISSÃO - é preciso dar mais espírito missionário em nossas paróquias; 
JUVENTUDE – está perdida porque tem outras vozes que clamam mais forte, se mostram mais prazerosas e a busca pelo trabalho também fragmenta, separa do convívio religioso. “Não podemos fechar os olhos para o Planeta Jovem”. 
FORMAÇÃO – falta metodologia aos catequistas; critérios para a crisma; faltam cursos; catequese de adultos. 
FAMÍLIA – católicos sem casamento na Igreja: como vão formar os filhos na fé? 
DÍZIMO – o primeiro fim deve ser a evangelização. Temos que entender que está chegando o tempo de tirar as taxas, por isso é preciso fortalecer o dízimo. 
VOCAÇÕES – passamos por um momento triste, faltam vocacionados, não temos força; é preciso propor aos jovens. 

Em seguida Padre Ademir e Padre Elias apresentaram a nossa realidade enquanto diocese a partir da síntese dos questionários que foram enviados a todas as paróquias (setores: família, catequese, liturgia, sacramentos, estrutura, finanças, social e político e as prioridades do Nordeste 3: missionaridade, sustentabilidade, pastoral articulada e serviço à vida). O resultado apresentado foi o de 11 paróquias que enviaram as respostas, sendo a nossa paróquia uma delas. 

Houve a oração das Vésperas e após o jantar retomamos o trabalho, ouvindo as pastorais e movimentos que se inscreveram para socializar seus trabalhos e o primeiro dia foi encerrado com a oração das Completas. 

DIA 24 (manhã e tarde) 


O segundo dia foi iniciado com a oração das Laudes e após o café houve a Palestra A Nova Evangelização à Luz do ano da Fé, por D. Ottorino. 

Enfatizou que o termo NOVA EVANGELIZAÇÃO foi cunhado por João Paulo II há mais de 30 anos e ainda hoje clamamos por isso. Sobre o ANO DA FÉ, disse que a fé é a relação que existe entre nós e Deus Pai e que precisamos propagar as 8 verdades postas no Creio. 

Falou de algumas propostas diocesanas para o Ano da Fé: 
  • Peregrinação a Bom Jesus da Lapa no dia 26 de março (Terça-Feira Santa) de onde será trazida uma cruz que percorrerá as paróquias e no dia 14 de junho essa cruz será levada de volta. Nesse dia (14/06) todas as paróquias deverão organizar lotações. 
  • Estudo sobre o catecismo nos dias 15 a 17 de fevereiro; 
  • Celebração penitencial comunitária antes das confissões no advento e quaresma; 
  • Lançamento do livro “Catecismo ao alcance de todos” que será o novo subsídio para o curso de Crisma; 
  • Domingo de Ramos com os Jovens (CF 2013). 

Em seguida houve uma breve explanação sobre a Assembleia do Regional Nordeste 3 ocorrida esse ano (por Pe. Ademir); sobre os passos para a Jornada Mundial da Juventude (por Pe. Oldack); e sobre a participação da diocese nos preparativos para o 13º Intereclesial das Cebs que ocorrerá em 2014 no Crato – Ceará (por João Miguel e Pe. Elias). 

Ainda durante a manhã houve um trabalho em grupo com perguntas elaboradas por D. Ottorino para iluminar a elaboração das Prioridades para o biênio 2013-2014. 

Após o almoço houve a socialização das respostas e escolha das prioridades que foram: JUVENTUDE (envolvendo aí a questão vocacional) e MISSÃO (envolvendo a Nova Evangelização). 

Para elaboração do calendário diocesano de 2013, as paróquias e coordenação das pastorais/movimentos da diocese entregaram as datas principais e D. Ottorino apresentou as datas mais fortes a nível diocesano. 

Já encerrando os trabalhos, houve sorteio de brindes, comunicações (avisos) e uma homenagem a D. Ottorino pelos 7 anos de bispado (completa amanhã dia 25/11). 

Encerrando, D. Ottorino fez algumas considerações: 
  • As festas dos padroeiros devem incluir o Ano da Fé; 
  • Os Conselhos Paroquiais devem ter reuniões (bimestrais) bem feitas com divulgação das decisões para toda a comunidade; 
  • O catecismo deve ser bem difundido; 
  • As alterações no clero ainda não foram definidas; 
  • A Ordenação Sacerdotal de Rodrigo e Adelson será dia 06 de janeiro de 2013 na Catedral; 
  • Dia 15 de dezembro será inaugurado o Centro Educacional Casa do Menor em Serrinha (escola da diocese) e no dia 16/12 será aberto para visitação (Open Day). 
D. Ottorino agradeceu a Deus pela realização da 7ª assembleia e pela presença e contribuição de todos e incentivou que cada um falasse nas comunidades e paróquias o que aconteceu ali. 

Por fim foi feita a Celebração de Encerramento por D. Ottorino Assolari, bispo da nossa diocese. 



Confira as Fotos:
(Clique nas imagens para ampliá-las)












Por: Geovana Marcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário