segunda-feira, 24 de setembro de 2012

25º DOMINGO DO TEMPO COMUM - "O FILHO DO HOMEM ENTREGUE NAS MÃOS DOS HOMENS"


A Santa Liturgia desse domingo nos ensinou que quem quer ser o primeiro deverá ser o último, e que, em vez de competir, deverá servir.

As leituras foram: Sb 2, 12.17-20; Tg 3, 16-18; 4,1-3; Salmo 53 e o Evangelho Mc 9, 30-37

Na homilia Padre Jairo falou que enquanto a palavra do mundo destrói, fere e mata, a Palavra de Deus nos fortalece e nos ajuda na caminhada.

Ao enfatizar que a Palavra de Deus está dentro da nossa realidade, chamou a atenção para o versículo 12 da 1ª leitura onde diz: "Armemos ciladas ao justo, porque sua presença nos incomoda: ele se opõe ao nosso modo de agir, repreende em nós as transgressões da lei e nos reprova as faltas contra a nossa disciplina" e ainda o versículo 16 da 2ª leitura: "Onde há inveja e rivalidade, aí estão as desordens e toda espécie de obras más" e por fim o Evangelho: "Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!", para nos chamar a atenção para o cuidado com a postura de cristãos nessas eleições. Cristãos verdadeiros não pirraçam, não provocam, não desejam o mal.

"Ainda temos muito o que aprender para sermos verdadeiros discípulos a começar pelos padres, pelos pais... e os governantes não escapam. Não hora de vencer as eleições vende até a alma ao diabo, faz conchavo com todo tipo de gente e aí fica difícil... é claro que não podemos fazer acepção de pessoas, mas é preciso ter cuidado, não perdendo de vista a PALAVRA DE DEUS que deve estar em 1º lugar".
Lembrou a acolhida de Jesus para com as crianças e disse que a verdadeira atitude do cristão, do padre, do governante, é colocar-se a serviço de todos. É preciso ter liderança, mas aquele que está à frente não deve subordinar.

Encerrou a homilia pedindo que olhemos o exemplo de Jesus que não veio para ser servido e sim para servir.

A missa foi preparada pela Pastoral da Família.

Confira as fotos da Missa:
(Clique nas imagens para ampliá-las)











Por: Geovana Márcia
Fotos: Cristiano Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário