sábado, 7 de abril de 2012

CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO

Jesus abraçou a cruz, fiel a missão que o Pai lhe confiou e nós nos unimos a Ele em oração, acompanhando seu sofrimento e sua dor num chamado de PAZ. 


Ontem (06-04-2012), as 15:00 horas da tarde foi celebrado na Igreja Matriz o momento mais forte da Semana Santa: A Paixão do Senhor. A Solene Ação Litúrgica, recordando-nos a Paixão e Morte de Nosso Senhor. É o único dia totalmente alitúrgico, pois é absolutamente proibido celebrar a Santa Missa neste dia. Da mesma forma, é um dia penitencial, de jejum e abstinência. 


Para o inicio do rito o Pároco junto aos ministros e ajudantes, adentraram a igreja sem velas e sem cruzes e prostaram-se diante do altar e oraram em silêncio. 


Em seguida, seguindo o costume, Pe. Jairo subiu ao altar e proferiu algumas palavras de fé, possibilitando aos fieis refletirem sobre este dia sagrado e solene, onde a igreja relembra o sofrimento de Jesus pela nossa Salvação. 

Como de costume, a Igreja respeita a estrutura do ato litúrgico da Paixão do Senhor. Desta maneira, Pe. Jairo relembrou aos fiéis que a celebração é dividida em tres momentos: A Liturgia da Palavra, A adoraçao da Santa Cruz e a Santa Comunhão. Neste dia o altar deve estar sem ornamentos: sem toalhas, sem crucifixo, sem velas e sem flores. 

Um outro costume refere-se a As Leituras ( Is 52, 13-53, 12 e Hb 4, 14-16; 5, 7-9), o Salmo Responsorial (Sl 30) e o Evangelho (Jo 18, 1-19, 42). Estes são conservados por um longo período pois trata da Paixão de Cristo, por isso insubstituíveis. 

Após o Evangelho o Celebrante fez uma breve reflexão do momento em que a Igreja esta vivendo. Fez referência ao tema da Campanha da Fraternidade 2012 “Fraternidade e Saúde Pública” e proferiu sobre o drama que Jesus viveu, segundo ele “é condizente ao sofrimento daqueles que chegam aos hospitais e não acham atendimento, assim como o drama das mães que vem seus filhos drogados. São tantos os sofrimentos devido a tanta ingratidão ao Senhor que nos deu a vida...” 

Ainda em suas palavras ele refletiu que “a Sexta-Feira Santa não é um dia em que devemos fazer luto, e sim refletir sobre o sofrimento que Jesus viveu e continua vivendo com o egoismo, com a arrogancia, prepotencia que a humanidade vem vivendo no mundo. Deus doou a sua vida por nós, para quem tenhamos PAZ e não é isso que estamos vendo hoje.” 



No 2º momento, seguindo o ritual da Adoração da Santa Cruz, os fiéis de pé receberam a Santa Cruz trazida pelo padre. Uma cruz velada com panos vermelhos que foi descoberta aos pouco em quanto o Celebrante entoava o canto “Eis o mistério da Cruz, pelo qual deu a Salvação do mundo” e o povo respondia “Vinde e Adoremos!”. 


Assim que a Cruz chegou ao Presbitério todos reverendaram e em silêncio e respeito ao sofrimento de Jesus as pessoas beijaram os pés de Jesus Crucificado, símbolo da salvação cristã. 

Após este momento de fé e devoção foi proclamada a Oraçao Universal. Esta Oração é muito intensa e resume em 10 orações as intenções de todo o mundo. 


No terceiro e ultimo momento, no Rito da Santa Comunhão, toalhas foram estendidas sobre o Altar, para que as Hóstias consagradas pudessem ser colocadas sobre a mesa. 


O padre convidou todos para partilhar do banquete do Senhor e seguiu o ritual da comunhão como o habitual. 


Após este Rito o Pároco proferiu algumas palavras que servem como despedida, e todos sairam da Igreja em silêncio. 

Confiram as fotos da Celebração:
(Clique nas fotos para amplia-las)






















































Nenhum comentário:

Postar um comentário