domingo, 25 de março de 2012

MISSA DO QUINTO DOMINGO DA QUARESMA


Neste domingo, 25 de março de 2012, a igreja celebrou o último domingo da quaresma. Sob a responsabilidade da Pastoral Familiar, a celebração enfatizou mais um objetivo da CF 2012, desta vez destacando o cartão do SUS. 


 


Assim, antes do ato penitencial Pe. Jairo convidou Iranett, funcionária da Secretaria de Saúde, para fazer uma apresentação do cartão. Iran distribuiu um informativo que dizia o que era, como fazer, o prazo limite para fazer o cartão e o que fazer caso um cidadão o perca; depois da leitura do texto ela nos apresentou uma história a qual havia ocorrido com o seu pai e alertou toda a comunidade para o uso do cartão do SUS e ao mesmo tempo para termos cuidado com algumas taxas cobradas por entidade hospitalares aos pacientes. Pedindo perdão pelas faltas cometidas diante da nossa saúde e da saúde do próximo, entoamos o canto de perdão. 

As leituras deste domingo foram: 1ª leitura Jeremias 31, 31-34, salmo responsorial 50 (51), segunda leitura Cata aos Hebreus 5, 7-9 e o Evangelho segundo João12, 20-33. 

Falando do evangelho de hoje, Pe. Jairo nos apresentou Jesus como um grão de trigo, que ao morrer deu frutos abundantes. “Foi preciso que o filho de Deus morresse para nos salvar, assim com o grão de trigo floresce após ser enterrado. Hoje temos a eucaristia, fruto do trigo que nos dá força e nos anima. Devemos ser gratos a Deus por nos ter dado seu Filho”. 

É chegada a hora de Jesus. “A hora de Jesus, é a hora que Deus manifesta seu amor à humanidade”. Jesus ainda nos conscientiza de que quem se apegar à sua vida vai perdê-la. 

Na carta aos Hebreus (1ª leitura) vimos uma lição de humildade. São Paulo nos diz que Cristo dirigiu pedidos e súplicas àquele que é capaz de nos salvar: “Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que ele sofreu” (5, 8). Se não obedecermos a Deus somos obrigados a obedecer as coisas do mundo. Deus, no entanto, nos perdoa, mas as consequências do mundo estão aí. Vejamos o modelo de obediência de Jesus. Deus não é uma questão de tempo e sim de preferência. 

Na 1ª leitura vimos que a cada dia Deus nos oferece uma nova aliança. Deus nos ama e não nos abandona. 

Em mensagem aos casais, Pe. Jairo disse “não tenham medo, aquele que está ao seu lado não é fruto do acaso, foi Deus que deu”. 


A pedido da organização da missa, os alunos da Escola Tia Zula entoaram o Hino da Campanha da Fraternidade 2012 por estarmos encerrando a quaresma.

Confiram as fotos da missa:
(Clique nas fotos para amplia-las)













Nenhum comentário:

Postar um comentário