domingo, 11 de março de 2012

MISSA DO 3º DOMINGO DA QUARESMA E ABERTURA OFICIAL DA CATEQUESE 2012

Iniciando o ano Catequético, e no mesmo momento celebrando o 3º Domingo da Quaresma, a equipe responsável por esse domingo – Pastorais da Catequese e da Criança e o Terço das Crianças, apresentaram na frente da Paróquia, antes da missa, alimentos que trazem benefícios à saúde das pessoas, distribuíram sucos e folhetos informativos. 




Abrindo oficialmente a Catequese do ano 2012, na procissão de entrada recebemos materiais relacionados à vida da catequese e no ato penitencial, Irmã Luzia nos fez refletir sobre nossas omissões diante das lições que já aprendemos na nossa vida enquanto catequese permanente. 


Celebrando o 3º Domingo de Quaresma, a Igreja Católica chama a todos a reflexão sobre os Mandamentos da Lei de Deus e sobre o Templo do nosso corpo através das leituras de Êx 20, 1-3. 7-8. 12-17; Sl 18; 1Cor 1, 22-25 e do Evangelho de João, 2, 13-25. A primeira leitura nos fala sobre os Mandamentos de Deus, e que devemos conhecê-los e colocar-los em ação. A segunda leitura nos fala que os Judeus pedem sinais milagrosos, os gregos procuram sabedoria, nós, porém, pregamos Cristo crucificado, escândalos para os judeus e insensatez para os pagãos, pois o que é dito insensatez de Deus é mais sábio do que os homens e o que é dito fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. O Evangelho nos mostra as casas de Deus. Onde nos diz: Não façais da casa do meu Pai, uma casa de comércio. Precisamos ver nosso corpo e mente como tempo de orações. 


Após leitura do Evangelho, Irmã Luzia, falou sobre as leituras e sobre a importância dos mandamentos de Deus e da Catequese enfatizando que precisamos viver os mandamentos de Deus: “o povo precisa cumprir a aliança que fez com Ele desde o batismo”. 

Destacou o principal dos mandamentos. “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”: “Somos moradas de Deus e Ele quer morar em nós” e relacionou o conteúdo discutido com a CF deste ano. 

Nas oferendas, a Catequese e os Agentes Comunitários de Saúde ofertaram sucos de frutas informando os benefícios de cada um para a nossa saúde. 


No final da celebração a Pastoral da Catequese apresentou a histórias das três casas de Deus, reforçando a mensagem do evangelho de hoje e na bênção final receberam das mãos do Padre e da comunidade a bênção de Deus Pai Todo Poderoso para iniciarem seus trabalhos. Após a celebração da Santa Missa houve batizados.



Depoimento da Irmã Luzia sobre a Catequese e o que ela deseja aos pais, catequizandos e catequistas. 

“A catequese é um processo de educação na fé que precisa da interrelação entre pais, catequizandos, catequistas, comunidade e o padre. Espero que haja perseverança das catequistas e catequizandos, a compreensão e o apoio dos pais e a colaboração da comunidade.” 

Momento de Reflexão: 

Como saber se estou desobedecendo a Deus? 

Deus nos deixou algumas regras entregues à Moisés, sinais para seguirmos. As regras, as leis existem para facilitar a nossa vida. Quais são essas leis? 

OS DEZ MANDAMENTOS 

São as leis que Deus nos deixou para sabermos se estamos seguindo a Sua vontade e desta forma O estamos obedecendo. 

OS DEZ MANDAMENTOS são normas para conduta humana. São prescrições morais resumidos em dez itens. Os mandamentos são força libertadora, ao invés de ser coisa que aprisiona. Na medida em que você tem um indicador para seguir, você evita cometer erros que o afastam do plano de Deus. O que Deus manda, torna-o possível pela Sua graça. 

OS DEZ MANDAMENTOS descrevem as exigências do amor de Deus e do próximo: Os três primeiros se referem aos deveres do homem para com Deus, e pode ser resumido em "Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma e de todo o entendimento" (Mt 22,37). Os outros sete mandamentos se referem ao amor ao próximo. E foi resumido assim: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mc 12,31). 

Entendendo os Dez Mandamentos 

Os Dez Mandamentos não visam somente o melhoramento do comportamento individual, mas querem atingir a situação do povo, para ser um povo livre e fraterno. Os Dez Mandamentos são a Constituição do Povo de Deus, em vista de uma sociedade justa e igualitária. 

Cada mandamento quer combater uma das causas que fazia o povo sofrer na opressão do Egito, e quer mostrar o que o povo deve fazer para manter-se verdadeiramente livre. Para entender todo o sentido dos Dez Mandamentos é fundamental ver como Jesus observou e explicou a Lei. Jesus não veio tirar ou modificar os mandamentos, mas dar-lhe sentido pleno. Prometeu também: " Quem praticar os mandamentos e os ensinar, será considerado grande no Reino do Céu" (Mt 5, 17-20). 

Vamos falar de cada um dos DEZ MANDAMENTOS ensinados pela Igreja Católica Apostólica Romana. Existem divergências entre as diversas religiões, pois algumas delas não aceitam Cristo como O SALVADOR e ainda se mantém esperando pelo Messias que ainda virá, outras porém se baseiam nos textos e palavras exatamente como estão nas Escrituras, sem qualquer interpretação ou atualização e não entendendo os ajustes que o próprio Jesus Cristo efetuou, mas nós católicos devemos seguir e catequizar a todos ensinando as leis gravadas por Deus nas tábuas de pedra que entregou a Moisés no Monte Sinai. Estas são as leis de Deus que devem ser seguidas e ensinadas pelos Cristãos Católicos.

 Eis os mandamentos de Deus:
  1. AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS
  2. NÃO TOMAR SEU SANTO NOME EM VÃO
  3. GUARDAR DOMINGOS E FESTAS DE GUARDA
  4. HONRAR PAI E MÃE
  5. NÃO MATAR
  6. NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE
  7. NÃO ROUBAR
  8. NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO
  9. NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO
  10. NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS
Confiram as fotos da missa:
(Clique nas fotos para amplia-las)


























Nenhum comentário:

Postar um comentário