domingo, 5 de fevereiro de 2012

FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS – MISSA FESTIVA E PROCISSÃO

A Missa Festiva em louvor ao Sagrado Coração de Jesus aconteceu neste dia 05 de fevereiro em intenção de todos aqueles que se dedicaram à realização desta festa. Foi cantada pelos Homens do Terço e contou com a presença do Padre Nilton da Paróquia São Sebastião de Biritinga, do Diácono Tatai (Paróquia Sr. Do Bonfim, de Candeal), Gildivan Seminarista que faz pastoral em nossa paróquia e visitantes de diversos lugares da região. 



Celebramos o V Domingo do Tempo Comum, unindo à reflexão própria do dia a partir das leituras de Jó 7, 1-4, 6-7; Sl 146; 1 Cor 9, 16-19, 22-23 e o Evangelho segundo Marcos 1, 29-39, ao sentido da festa do padroeiro. Nesse sentido, a Palavra foi entronizada juntamente com os nomes de todas as comunidades que confirmaram presença antes do início da festa (que estavam escritas no folder de programação). 



Na homilia o Pe. Nilton fez um resgate da história de Santa Margarida Maria que recebeu a revelação das 12 promessas feitas pelo Sagrado Coração de Jesus. Ela, que fez da grandeza de um castelo um lugar de silêncio e oração e ensinou-nos a amar verdadeiramente o Coração de Jesus, nos ensine a guardar as nossas dores e nossas cruzes sem reclamação. 


Anunciar a Jesus é missão de todos nós. Que nossa comunidade dedicada ao Sagrado Coração de Jesus possa irradiar a toda Diocese e a toda Bahia o amor que o nosso padroeiro tem por nós. Muitos ainda não conhecem a Jesus, não o tem como Salvador. Temos a missão de proclamar o que ouvimos, o que interpretamos, lá fora, na família, na rua, no trabalho, de maneira amorosa. Não podemos impor, mas o nosso testemunho pode falar por nós. Ajudemos as pessoas a descobrirem a Deus com um gesto de amor. O mundo precisa reconciliar-se com Deus. “Que Deus nos dê a sua graça e a sua bênção”. 

Depoimentos:

A festa está linda! Muita gente, muito organizada, público diversificado, a ornamentação está perfeita, sem falar na pregação do Pe. Nilton: muito linda! Vanderlane – Paróquia de Biritinga 

A festa está ótima, animada, a participação está muito boa. Fátima, Bairro VI (Ichu) 

A festa está maravilhosa, esse ano está linda! Marluce, Comunidade de Calumbi (Ichu). 

Ótima, nota 10, pena que não pude acompanhar todos os dias. Espero estar aqui no próximo ano. As grades estão embelezando a Igreja, tem muita coisa linda. Maria Ribeiro – Serrinha. 

Maravilhosa, está tendo uma boa participação das comunidades e dos bairros, principalmente nas barracas. Dinorá – Comunidade São Pedro (Ichu). 

A gente não sabe nem o que dizer, tá tudo mil maravilhas, não dá para explicar a boniteza como é. Não pude estar aqui todos os dias, mas acompanhei pela rádio. Tá tudo maravilhoso! Eva Carneiro - Comunidade de Queimada do Cedro. 

A festa está maravilhosa. Eu amei, esse ano todo mundo colaborou mais, ajudou muito a paróquia nas contribuições. Marivanda – Bairro II (Ichu) 

O espírito religioso foi bastante favorável para o êxito da festa. A participação nas missas abrilhantou todo o novenário e com isso acredito que tenha sido a melhor festa dos últimos 10 anos. Espero em Deus que no próximo ano possamos superar a participação na fé e na religiosidade. Que o Coração de Jesus abençoe a todos nós. Jorge Ricardo – Pastoral da Liturgia e Bairro VIII (Ichu). 

A festa do padroeiro de Ichu, Sagrado coração de Jesus, é sem dúvida a maior expressão de fé de todos os católicos de nosso município, onde a fé é vivenciada por todas as comunidades, bairros, pastorais e movimentos presentes em nossa comunidade. Que a partir dessa festa possamos continuar juntos realizando o Projeto de Deus. Cristiano Reis – Pastoral da Comunicação (Ichu). 

Foi motivo de muita alegria e graça ter participado da festa do Sagrado Coração de Jesus. Pude experimentar um forte tempo de espiritualidade e de revigoramento da fé. Espero que o novenário do S. C. de Jesus tenha possibilitado nos fieis o crescimento da fé, o incentivo ao compromisso cristão de anunciar por meio da “Palavra e da Vida” o Reino de Deus. Louvo e agradeço ao Senhor por me possibilitar a graça de começar a minha experiência pastoral de 2012 com essa belíssima festa. Que o Sagrado Coração de Jesus nos ilumine, nos conduza nos seus caminhos e nos oriente sempre para a prática do bem. Seminarista Gil (Diocese de Serrinha).


Confira as fotos da Missa Festiva:

(Clique nas fotos para amplia-las)






















Confira as fotos da Procissão:
(Clique nas fotos para amplia-las)



































2 comentários:

  1. A comunidade católica de Ichu está de parabéns pela brilhante festa do Sagrado Coração de Jesus.O site tem muitas informações muito bacana.
    Afonso Carneiro

    ResponderExcluir
  2. A comunidade católica de Ichu está de parabéns. A festa deste ano foi muito linda, com reflexões belíssimas.As grades em torni da Igreja deu um lindo visual, além da segurança para o templo. PARABÈNS Pe Jairo. Vagna Benevides Serrinha

    ResponderExcluir