terça-feira, 17 de janeiro de 2012

HISTÓRICO DA PASTORAL DA CRIANÇA EM ICHU


HISTÓRICO DA PASTORAL DA CRIANÇA EM ICHU
PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS DE ICHU-BA
DIOCESE DE SERRINHA-BA 


A Pastoral da Criança da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Ichu-Ba foi criada no ano de 1993 após uma reunião, onde o então saudoso Pároco de nossa paróquia o Pe. Leopoldo Garcia Garcia convocou uma reunião com voluntários e comunidade na sede da Ex-LBA que seria extinta, e ele preocupado de como ficaria a situação das crianças e gestantes do nosso município que até então recebia acompanhamento e orientações da entidade a ser extinta, se prontificou a buscar meios e tomar conhecimento do Estatuto da Pastoral da Criança, bem como do convênio firmado entre a ex-LBA e a CNBB .

Após esta reunião, a equipe de voluntários juntamente com o Pe. Leopoldo manteve o primeiro contato com a então Coordenadora Diocesana da Pastoral da Criança em Feira de Santana a Ir. Marlene, que nos prestou toda informação necessária para a implantação da Pastoral da Criança, nos passou de imediato toda documentação e logo após passamos a estudar o Estatuto e o convênio acima citado. 

No dia 09 de julho de 1993, o Pe. Leopoldo se reuniu juntamente com equipe de voluntários para formar a Coordenação Paroquial da Pastoral da Criança que ficou assim formada: 

Coordenadora Paroquial - Rita de Cácia Santiago Cedraz da Silva
Vice-Coordenadora - Ubiratânia Maia da Silva Carneiro
Equipe de Apoio: Lucinea Gordiano Lima, Maria Pedrina Cordeiro da Silva, Ivanilde Santiago Cedraz, Maria Edileuza Miranda de Jesus e Maria de Fátima Cordeiro Santiago. 

Nesse mesmo dia surgiram várias pessoas para serem Líderes Comunitários; após este dia, o Pe. Leopoldo juntamente com a equipe de fundação sentiu a necessidade de uma ampla divulgação da Pastoral da Criança, onde ficou agendada a visita da Coordenadora Diocesana a Ir. Marlene, para o dia 23 de Agosto de 1993. 

Sendo assim aconteceu nesta data de 23/08/93 o primeiro ENCONTRÃO DA PASTORAL DA CRIANÇA no Clube de Mães em Ichu, onde aconteceu uma palestra pela Coordenadora Diocesana de Feira de Santana Ir. Marlene Aguiar, que falou para as pessoas da comunidade presente sobre o objetivo da Pastoral da Criança e de como ela atua junto às famílias das gestantes e crianças de 0 a 6 anos, fazendo visitas domiciliares onde são passadas diversas orientações e acompanhamento do estado nutricional e outras ações básicas de saúde. 

Após este grande dia, a Pastoral da Criança foi fundada na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e passando assim a reunir todos os Líderes Comunitários todos os finais de semana pra estudo do Guia do Líder e outros materiais educativos da referida pastoral. 

E finalmente no dia 30 DE NOVEMBRO DE 1993, acontece a primeira CELEBRAÇÃO DA VIDA na Comunidade de São Paulo e Fé e Esperança, onde foram pesadas e acompanhadas o estado nutricional das crianças cadastradas das duas comunidades em referência. 

Atualmente a Pastoral da Criança atual nas seguintes comunidades rurais: Mumbuca, Barra, Varjota, Nova Esperança, Formigueiro, Praiano, Licurí, Morro Redondo, Baixinha, Casa Nova e Progresso. Na Sede do município atua nas seguintes comunidades/bairros: Cana da Galileia(bairro I), Fé e Esperança e São Paulo (Bairro 3), Amor de Mãe (Bairro 4), Judá( bairros 6 e8) e São Pedro ( Bairro 07).


No total destas comunidades, a Pastoral da criança conta com 36 Líderes Comunitários capacitados e atuando junto a essas referidas comunidades bem como a ajuda de diversas pessoas na equipe de apoio. Os coordenadores de cada comunidade se reúne mensalmente, todas as primeiras quintas do mês, de 14:00h às 17:00h no Centro Comunitário São Paulo onde é realizada a REUNIÃO MENSAL DE REFLEXÃO E AVALIAÇÃO.


Como parceiros temos os ACS( Agentes Comunitários de Saúde) , a Secretaria Municipal de Saúde e Educação.


As atividades básicas da Pastoral da Criança são:


Visita Domiciliar (orientação, acompanhamento e evangelização) 
Celebração da Vida (avaliação nutricional com o peso da criança) 
Reunião Mensal de Reflexão e Avaliação (onde desenvolvemos a metodologia do ver, julgar, agir, avaliar e celebrar).

Atualmente, a Coordenação Paroquial da Pastoral da Criança tem a seguinte formação:


Coordenadora: Eliete Carneiro Oliveira 
Vice-Coordenadora: Silvaneide da Silva Cordeiro 
Secretária: Maria de Fátima Cordeiro Santiago 
Tesoureira: Ginalva de Araújo Silva 
Articuladora (e Multiplicadora): Rita de Cácia Santiago Cedraz da Silva 
Comunicadores: Ginalva, Silvaneide e Margarida. 

Equipe da Pastoral da Criança - Ichu-BA

Texto enviado pela Pastoral da Criança da Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Um comentário:

  1. Essa é a Pastoral da Vida.
    Parabéns a todos que fazem parte desse pastoral, um abração a todos.
    Cristiano Reis.

    ResponderExcluir