terça-feira, 31 de janeiro de 2012

FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS – 5ª NOITE

A 5ª noite do novenário foi de responsabilidade da Pastoral da Liturgia, e teve como tema: Igreja lugar de animação bíblica da vida e da pastoral. Contamos com a presença do Bairro V, das Comunidades de Nossa Senhora Aparecida (Nova Esperança) e São Paulo Apóstolo (Campinas). Os homenageados da noite foram a Comunidade de Campo Alegre (Riachão do Jacuípe-BA), Centro São João de Deus, COOPERAGIL, ASCORNE e SINTRAFI. A Oração foi dirigida aos lavradores, agricultores e fazendeiros. 






A Entronização da Palavra ficou por conta das Comunidades: Nossa Senhora Aparecida (Nova Esperança), e São Paulo Apóstolo (Campinas) que trouxeram a Bíblia Sagrada como “lâmpada para nossos pés e luz para nossos caminhos”, através de música e coreografia. 


As leituras foram: 1ª 2Sm 18, 9-10 .14 b . 24-25a . 30-19,03; Salmo 85; e o Evangelho Mc 5, 21-43. 


O palestrante da noite Rodrigo Pinheiro da Silva – Seminarista, iniciou refletindo as leituras do dia e nos atentando para não confundirmos o poder e realeza de Jesus com o poder e realeza que nos surge nos dias de hoje. 

Relatou o quanto o encanta a beleza do sentimento humano que ainda permanece entre nós ligando a isso os momentos em que mães e pais rezam por seus filhos. 

A palestra de Rodrigo foi um chamado a todos os católicos, pois a todo instante ele salientava as atitudes comodistas diante da igreja e nos atenta para que sejamos protagonistas de nossas histórias seguindo os ensinamentos de Jesus Cristo. 

Sabendo que a Eucaristia é a fonte da vida Cristã, vale salientar que houve um momento da palestra que merece destaque visto que Rodrigo buscou o verdadeiro sentido da Eucaristia e relatou sua importância exemplificando quando cita um Salmo que diz ”Os Jovens subirem ao altar do Senhor que é a alegria da sua juventude”. 

Sábio foi esse jovem que levantou muitos questionamentos e inquietações e fez com que os cristãos refletissem e reflitam o seu verdadeiro papel diante da sociedade que temos. 



A noite não parou por aí tivemos o momento cultural com a presença dos repentistas Antonio Queiroz e Davi Ferreira que a enriqueceram ainda mais. 

Confira agora alguns depoimentos da noite: 

“O novenário está muito dinâmico, incentivou a participação da comunidade e enriqueceu com a cultura popular!” Rodrigo Pinheiro – Seminarista (palestrante da noite).

“Eu achei o novenário ótimo, a entrada das comunidades me emocionou” Maria Edineide – representante da Comunidade São Paulo Apóstolo (Campinas)

“Eu achei ótima a noite do novenário, tudo me chamou atenção, principalmente os cânticos.” Tainara - representante da de Nossa Senhora Aparecida (Nova Esperança)

Confira as fotos da 5º noite:
(Clique nas fotos para amplia-las)

















Um comentário:

  1. Linda festa, muito bem organizada e participativa. Achei muito bonito a participação de todas as comunidades e bairros.Estão todos de parabéns.

    ResponderExcluir